"Mais um capítulo do golpe do capital contra o trabalho"

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 5 de abril de 2018 - 13:33

"Mais um capítulo do golpe do capital contra o trabalho"

Nota da CTB: A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB lança nota denunciando que a decisão do Supremo Tribunal Federal de negar Habeas Corpus ao ex-presidente Lula, consumada na madrugada desta quinta-feira (5) é mais um capítulo do golpe de Estado deflagrado em 2016 Leia mais.

A decisão do Supremo Tribunal Federal de negar Habeas Corpus ao ex-presidente Lula, consumada na madrugada desta quinta-feira (5) é mais um capítulo do golpe de Estado deflagrado em 2016 que conduziu Michel Temer à Presidência e deu curso a um processo de restauração neoliberal que ofende profundamente os interesses da nação, a democracia e os direitos e conquistas da classe trabalhadora.

As classes dominantes (grandes capitalistas nacionais e estrangeiros) não querem Lula na disputa de outubro, uma vez que todas as pesquisas indicam que o maior líder popular da história do Brasil seria novamente eleito presidente, provavelmente já no primeiro turno. Esta é a vontade da maioria do povo brasileiro. A vitória de Lula significaria a interrupção do retrocesso neoliberal e a frustração dos objetivos golpistas. Por isto ele já foi injustamente condenado pelo juiz Sergio Moro em 1ª instância e teve a sentença confirmada, bem como a pena ampliada, em segunda instância pelo TRF4.

A apertada decisão do STF (6 votos a cinco) foi precedida por uma forte pressão da mídia burguesa, setores do Ministério Público e do Judiciário e por inaceitáveis ameaças militares de retorno a um passado sombrio. É uma sentença injusta que abre o caminho à prisão política do líder petista, estimula a onda de ódio e intolerância e afronta o princípio constitucional da presunção de inocência, conforme argumentaram os ministros que votaram a favor da concessão do Habeas Corpus.

A CTB deplora e repudia a decisão do STF e manifesta sua total solidariedade ao ex-presidente Lula.

Reitera, ao mesmo tempo, o compromisso de continuar lutando em defesa da democracia, da soberania e dos direitos sociais, do direito de Lula ser candidato e contra sua prisão. Luta que os sindicalistas classistas conduzem em aliança com as demais centrais e as mais amplas forças democráticas e progressistas com o objetivo de barrar o retrocesso e contribuir para a eleição em outubro de candidatos ligados ao povo e aos interesses maiores da classe trabalhadora e da nação.

São Paulo, 5 de abril de 2017

Adilson Araújo
Presidente Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

 









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com