CTB-DF realiza no dia 8 conferência visando a Conae-2014

Brasília-DF, sexta-feira, 29 de março de 2024


Brasília, segunda-feira, 3 de junho de 2013 - 16:34

EDUCAÇÃO

CTB-DF realiza no dia 8 conferência visando a Conae-2014


Fonte: Portal Vermelho

A conferência da central sindical é preparatória para a Conferência de Educação e também integra o calendário de mobilização do Congresso da CTB-DF, que será realizado em 15 de junho e do 3º Congresso Nacional da CTB

reprodução

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB-DF realiza no próximo dia 8 de junho, sábado, na EAPE (SGAS 907, Asa Sul), a partir das 8 horas, a primeira Conferência Livre da Conae-2014 no Distrito Federal.

Veja aqui a cartilha da Conae-2014 preparada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee).

A conferência da central sindical é preparatória para a Conferência de Educação e também integra o calendário de mobilização do Congresso da CTB-DF, que será realizado em 15 de junho e do 3º Congresso Nacional da CTB.

As Conferências Livres são formas de participação não deliberativas da Conferência Nacional de Educação, que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasilia, entre os dias 17 a 21 de fevereiro.

As Conferências Livres que podem ser presenciais ou virtuais (http://redesocialconae.mec.gov.br/) são formas de organizar os amplos movimentos que atuam na educação e visam discutir o Documento de Referência da Conae.

As propostas da Conae apresentadas pelo Fórum Nacional de Educação - FNE, que é quem organiza a Conferência, a partir do documento de referência, são realizadas conferências municipais e regionais com vistas às conferências estaduais, que tem de serem realizadas até o mês de outubro de 2013.

Nas conferências municipais ou regionais são escolhidos delegados para a conferência estadual e dela saem os delegados para a Conferência Nacional.

No Distrito Federal como o território é unitário serão realizadas conferências regionais por segmentos (público da educação básica, privado e federal) e destes sairão delegados para a Conferência de Educação do Distrito Federal, que terá 420 delegados.

Destes, 49 delegados serão escolhidos para a Conferência Nacional que terá aproximadamente 4 mil delegados.

A última conferência de educação realizada foi em março de 2010, de onde saíram as propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PL 8.035/2010) que tramita no Senado Federal, e que na última semana foi votado na Comissão de Assuntos Econômicos - CAE, estando agora na Comissão de Constituição e Justiça.

Conferência de Educação do DF será em setembro
O Fórum de Educação do Distrito Federal aprovou na tarde do dia 29 de maio o calendário de mobilização para a realização da Conferência de Educação do DF e a formação da Comissão Organizadora Local.

Integram a comissão representantes da Secretaria de Educação, UnB, Sinpro, SAE, SAEP, Sinproep, Proifes, Aspa-DF, Senai, Sinepe, Fórum Eja e Ubes.

O calendário de mobilização prevê uma intensa agenda de atividades no mês de junho e cuja etapa deverá estar concluída até o dia 5 de julho. Entre estas atividades consta uma que prevê instituir em todo Distrito Federal mobilização denominada "um dia da CONAE na escola".

Para a dirigente da CTB-DF, Maria José Correia Barreto - Zezé, diretora do Sinpro-DF, a atividade da CTB-DF é muito importante para debater as propostas que a CTB quer apresentar nas conferências estaduais.

Segundo ela, a CTB já aprovou em dezembro de 2011, no seu encontro setorial de educação uma série de propostas para a educação e quer agora transformar essas propostas em emendas no documento de referência.

Entre estas propostas está a destinação de 10% do PIB para a educação, valorização dos profissionais da educação com planos de carreira, a articulação dos entes federados com vistas a efetivar o Sistema Nacional de Educação e a criação de um marco regulatório do setor privado da educação.

Zezé também destaca que para essa discussão não somente os trabalhadores em educação do DF estão sendo convidados mas também os trabalhadores em educação dos municípios do Entorno do DF.

A atividade da CTB-DF inicia as 8 horas com um café da manhã e as 9 horas com a instalação da Conferência tendo sido convidados para a abertura, o MEC, Secretaria de Educação do DF e a UnB.

Os debates sobre os 7 eixos previstos pela CONAE serão conduzidos pelos professores: Olgamir Amâncio (eixos 4 e 5), Robson Câmara (eixo 3), Trajano Jardim (eixo 6), Berenice Darc (eixo 2) e Remi Castioni (eixos 1 e 7).

Os trabalhos serão conduzidos pelo Secretário Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB, Paulo Vinicius Silva.

Os eixos da Conae são os seguintes:

Eixo -1: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;

Eixo - 2: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;

Eixo - 3: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;

Eixo - 4: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de participação e aprendizagem;

Eixo - 5: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;

Eixo - 6: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;

Eixo - 7: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com