Ambiente favorável à agenda dos trabalhadores

Brasília-DF, sábado, 20 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 20 de junho de 2013 - 18:21

OPINIÃO

Ambiente favorável à agenda dos trabalhadores


Por: Antônio Augusto de Queiroz*     |    

reprodução

A agenda legislativa e governamental abriu uma enorme janela de oportunidade para que temas da pauta das centrais sindicais possam ser não apenas debatidos, mas transformados em lei neste ano pré-eleitoral. Os parlamentares, as lideranças sindicais e as autoridades governamentais devem aproveitar o ambiente favorável para resolver algumas pendências importantes, tanto dos trabalhadores do setor privado quanto dos servidores públicos.

A oportunidade decorre, de um lado, das generosas concessões fiscais, creditícias e monetárias que o governo vem fazendo ao setor empresarial, o que exige uma contrapartida para os trabalhadores. De outro, da negociação iniciada entre o governo e centrais sobre a pauta da marcha de março, além da agenda própria do Legislativo e da criação da comissão mista com deputados e senadores para regulamentar os dispositivos constitucionais pendentes de lei.

Entre os temas em debate pelo governo e pelas centrais, com a participação dos parlamentares naqueles em que há proposição em tramitação no Congresso, há matérias que as lideranças sindicais desejam regulamentar em favor dos trabalhadores e projetos que simplesmente pretendem rejeitar.

No primeiro grupo estão a terceirização, o emprego doméstico, o sistema de intermediação de mão de obra, a rotatividade e a informalidade, o aumento de verbas para a saúde e a educação, o investimento produtivo e a reforma agrária, a negociação coletiva no serviço público, o fator previdenciário, a redução da jornada, a permanência do aumento real para o salário mínimo e a atualização da tabela do imposto de renda.

No segundo grupo estão projetos que flexibilizam direitos, especialmente o de autoria do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que institui um "simples trabalhista", proposta injusta e inconstitucional, que visa reduzir os direitos dos empregados de pequenas e microempresas.

Especificamente sobre a agenda própria do Congresso, pode-se mencionar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do trabalho escravo, sob exame da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na qual aguarda votação o parecer favorável do relator, senador Aloysio Nunes Ferreiras (PSDB-SP). O parecer faz uma série de exigências para que a PEC possa ser aprovada, entre as quais a necessidade de elaboração de sua regulamentação simultaneamente à apreciação no Senado, o que exigirá muita pressão da sociedade.
Por fim, o Congresso tomou a iniciativa de constituir comissão mista, cuja presidência e relatoria-geral couberam, respectivamente, ao deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), destinada a regulamentar todos os dispositivos pendentes da Constituição de 1988. Esse trabalho ficará a cargo, além do presidente e do relator-geral, de dez relatores temáticos – cinco senadores e cinco deputados.

A iniciativa é duplamente positiva. Primeiro porque dá efetividade à Constituição, com a regulamentação de direitos e obrigações que não estão sendo aplicados por omissão legislativa. E segundo porque o Congresso recupera sua capacidade de legislar, atribuição que, além do Poder Executivo, até o Supremo Tribunal Federal vinha usurpando.

Com tantas frentes e possibilidades abertas, os trabalhadores em geral e as lideranças sindicais, em particular, devem aproveitar a oportunidade para solucionar problemas que em outra conjuntura não seria possível. A amenização dos efeitos perversos do fator previdenciário e a garantia de estabilidade dos dirigentes e representantes sindicais, por exemplo, poderiam perfeitamente se constituir em contrapartida pelas desonerações dadas ao setor empresarial, com recursos da Previdência Social, numa espécie de isonomia de tratamento entre as categorias econômicas e profissionais.

O ano de 2013 poderá entrar para a história dos assalariados brasileiros pela promulgação da Emenda Constitucional 72, que estende aos empregados domésticos os mesmos direitos dos trabalhadores urbanos, e pela aprovação da PEC de combate ao trabalho escravo, além de mudança no fator previdenciário, entre outras matérias de interesse dos trabalhadores e servidores.

A bancada do PT no Congresso, especialmente os parlamentares oriundos do movimento sindical, terá papel fundamental na construção e aprovação dessa agenda.

(*) Jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap. Texto publicado originalmente na Revista Eletrônica Teoria e Debate, edição 113 de junho de 2013.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com