Cetebistas recebem homenagem em ato contra a ditadura

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 - 17:19

RECONHECIMENTO

Cetebistas recebem homenagem em ato contra a ditadura


Fonte: Portal CTB

Ato foi organizado pelas dez centrais que compõem o Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da Comissão Nacional da Verdade

reprodução
Centenas de pessoas lotaram o Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo (SP), no último sábado (1) para prestigiarem a homenagem feita aos trabalhadores e sindicalistas que sofreram e lutaram contra o golpe civil militar instaurado no país no ano de 1964.

O ato sindical unitário intercalou as falas dos representantes das dez centrais que compõem o Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical" da Comissão Nacional da Verdade (CNV), com a exibição de pequenos vídeos e apresentações teatrais.

A atividade, que foi a primeira realizada em repúdio aos 50 anos do golpe, contou com a presença do filho do ex-presidente da República, João Goulart, que foi deposto pelos golpistas no dia 1º de abril. Emocionado, ele afirmou que "50 anos depois é preciso evoluir na democracia, pelo sangue dos que morreram".

Representando a CTB, o presidente nacional, Adilson Araújo, compôs a mesa, mas passou a palavra para o dirigente nacional, João Batista Lemos, que estava entre os homenageados por sua luta contra a ditadura militar.

Batista, que recebeu anistia em 2013, contou um pouco de sua trajetória de resistência ao golpe e mostrou a lista de nomes dos trabalhadores contendo todos seus dados entregues pela empresa ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social), ao falar sobre a perseguição sofrida.

O sindicalista foi demitido da Volkwagen na época de greve do ABC paulista que projetou o ex-presidente Lula, ele ressaltou a importância da mobilização de base feita pelo ex-presidente. "Foi com Lula que a classe trabalhadora ganhou protagonismo político para colocar uma pá de cal na ditadura", sublinhou.

O prefeito da cidade anfitriã, Luiz Marinho (PT), fez questão de destacar a relevância de atividades como esta e que sejam amplamente divulgadas para que a população tenha conhecimento do que aconteceu e não permita atrocidades como esta ocorram nunca mais.

A coordenadora do Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho "Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical" da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Rosa Cardoso, contou como estão as investigações feitas até o momento.

"O golpe foi longamente ensaiado, houve cinco tentativas antes de 1964, muitos foram mortos no campo e na cidade e esses crimes são imprescritíveis (...) A ditadura procurou desmantelar a vida sindical brasileira, não só os sindicalistas, mas a classe trabalhadora como um todo", expressou.

Ela informou ainda que as empresas que apoiaram a ditadura também estão sendo investigadas e que o país deve encontrar uma forma de reparação.

O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, e o presidente da seção estadual da central em São Paulo também compareceram e foram homenageados com um diploma simbolizando o reconhecimento por suas ações.

O ato terminou ao som de A Internacional, numa versão em espanhol, para destacar a necessidade da integração latino-americana no combate ao imperialismo que apoiou e financiou as ditaduras instauradas na América Latina.

Entre os apelos feitos pelos representantes das centrais sindicais estão a desmilitarização da Polícia Militar, a democratização dos meios de comunicação, a descriminalização dos movimentos sociais e, principalmente, que os responsáveis pelas violações aos direitos humanos sejam punidos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com