Comissão inicia análise do relatório do PNE, mas votação é adiada

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 3 de abril de 2014 - 13:52

EDUCAÇÃO

Comissão inicia análise do relatório do PNE, mas votação é adiada


Fonte: Portal CTB

Para CTB e SAEP, matéria é prioritária e aprovação deve ser imediata, garantindo investimento dos 10% do PIB em educação pública

reprodução
A Comissão Especial que analisa o Plano Nacional da Educação (PNE - PL 8035/10) iniciou nesta quarta-feira (2) a discussão do parecer final do relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), sobre a proposta. Mesmo com o plenário lotado por manifestantes da sociedade civil organizada e 37 deputados inscritos para pronunciamento, a votação do texto foi suspensa em razão do início da Ordem do Dia do Plenário da Câmara. Nesse momento, segundo o regimento interno, todos os órgãos deliberativos da Casa, devem suspender suas atividades.

No entanto, no início da sessão, o relator apresentou novas alterações feitas em seu parecer. Entre elas, Vanhoni decidiu retirar a meta prevista no substitutivo do Senado que estabelece a adoção de políticas de estímulo às escolas que melhorem seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Estou retirando porque não é uma meta para a maioria dos estados da nação e prejudica o sistema de avaliação. [a meta] Traz uma concepção que não acompanha o conjunto de metas e de estratégias [do plano]", disse o deputado e ressaltou que vai manter o texto original da Câmara neste item.



reprodução

Outra mudança apresentada pelo relator é a retomada da redação aprovada na Câmara sobre a diretriz do PNE que se refere à "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual". No relatório anterior do deputado, acrescenta-se ao final do texto "a erradicação de todas as formas de discriminação".

A alteração foi criticada por vários deputados, por considerarem que na Constituição Federal brasileira existe discriminação de raça e de sexo, realidade que deve ser desconstruída. A comissão volta a se reunir na próxima semana para discussão e
votação do relatório apresentado.

Tramitação
O texto do PNE foi enviado pelo Executivo no final de 2010, com o objetivo de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em programas da área. Na Câmara, a matéria foi aprovada em 2012, mas voltou à Casa após ter sofrido alterações no Senado Federal. Depois de ser aprovado na comissão especial, o texto ainda precisa ser examinado pelo Plenário da Câmara.

Para a CTB, esta matéria é prioritária e sua aprovação deve ser imediata, garantindo investimento dos 10% do PIB em educação pública.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com