Em defesa entregue ao Senado, Dilma diz: Gravações revelam conspiração

Brasília-DF, sexta-feira, 29 de março de 2024


Brasília, sexta-feira, 3 de junho de 2016 - 10:16

GOLPE

Em defesa entregue ao Senado, Dilma diz: Gravações revelam conspiração


Fonte: Portal Vermelho

Grupo golpista assumiu o governo com atos ilegítimos

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff entregou à Secretaria-Geral da Mesa do Senado a sua defesa no processo de impeachment que tramita na Casa e deverá ser apreciado pelo plenário ainda este ano. No documento de 372 páginas, a presidenta pede que as gravações realizadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, sejam incluídas no processo.

 

"Este processo, como se demonstrará, nasceu marcado por um pecado original e tramita impulsionado por intenções políticas que navegam muito distantes do que se apregoa ser o seu fundamento jurídico. Nasceu e tramita marcado pelo oportunismo, pela hipocrisia e pelo golpismo engomado e encoberto por uma retórica jurídica sem substância", enfatiza a defesa assinada pelo ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

 

"A força destas gravações e a sua própria dimensão probatória, sem sombra de dúvida, trazem em si mesmas uma força jurídica que se deve ter como impossível de ser descaracterizada quanto a afirmação de que, neste processo de impeachment, ocorreu efetivamente um indiscutível desvio de poder", afirma o documento sobre as gravações das conversas de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), em que eles  falam de uma articulação para afastar Dilma e "estancar a sangria" das investigações da Lava Jato.

 

"Não se fala dos decretos de suplementação de crédito, nem das denominadas "pedaladas fiscais" do ano de 2015. A "justa causa" ou o "motivo" apontado para a necessidade de consumação do processo de destituição da Presidenta Dilma Rousseff era, única e exclusivamente, a necessidade de "por fim" à operação Lava Jato..."Esses dois diálogos, aos quais se somam muitos outros, revelam claramente a existência de uma evidente "conspiração" para a destituição do governo da Presidente Dilma Rousseff. Impedir "a sangria", ou seja, a continuidade das investigações, era a palavra de ordem unificadora", enfatiza.

 

Sobre o fundamento jurídico do pedido de impeachment, a defesa de Dilma alega que as pedaladas fiscais não configuram crime de responsabilidade e que o processo tem "vícios de origem", porque teria sido aberto por "vingança" pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Cardozo afirmou que a peça inclui também uma "arguição de suspeição" contra o relator do processo de impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG). "Agora vamos contestar juridicamente a indicação do relator, que pertence ao mesmo partido de um dos autores do pedido de impeachment [em referência ao jurista Miguel Reale Júnior."

 

Ele também cita que foram coletados depoimentos de 50 testemunhas, entre técnicos do governo, que corroborariam a tese de que não houve irregularidades na edição dos decretos que contêm a assinatura de Dilma apontados como ilegais.

 

Na quinta-feira (2), a comissão especial do impeachment se reuniu para discutir o cronograma de atividades do colegiado nesta etapa do processo – chamada de pronúncia –, na qual os parlamentares decidem se a denúncia contra Dilma é ou não procedente e se deve ou não ser levada a julgamento final.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com