Dilma Rousseff é reeleita com 54,5 milhões de votos

Brasília-DF, terça-feira, 16 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 27 de outubro de 2014 - 16:1

ELEIÇÕES

Dilma Rousseff é reeleita com 54,5 milhões de votos


Fonte: Portal CTB

“Mais que nunca, é hora de todos nós acreditarmos no Brasil”, disse presidente em seu primeiro discurso após reeleição

reprodução
A candidata Dilma Rousseff está reeleita para o mandato 2015-2018, com 54,5 milhões de votos (51,64% de todos os válidos), segundo informa o Tribunal Superior Eleitoral. A votação foi a mais apertada da história do Brasil desde a redemocratização, com o candidato Aécio Neves chegando a 48,36% dos votos válidos, 51,03 milhões no total.

As duas grandes surpresas da disputa ficaram para os estados de Minas Gerais e Pernambuco, em que Aécio Neves sofreu uma derrota inesperada: 52,4% a 47,6% em Minas, bem diferente do primeiro turno, e 70,2% a 29,8% no estado natal de Eduardo Campos. De resto, a votação no Brasil foi bastante encerrada no previsível: o Nordeste e o Norte do país concederam mais de 70% dos votos para Dilma, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram vitórias de Aécio. Nessa figura, Minas Gerais tombou a balança para o lado dos trabalhadores.

A derrota do PSDB em Minas Gerais vem carregada de uma dupla simbologia. Não apenas houve a virada do primeiro para o segundo turno, ela aconteceu numa arena em que simbolicamente Aécio se apoiou durante toda a sua campanha. O mote "Quem Conhece Aécio Não Vota Jamais", no final, foi decisivo para a conclusão.

A tendência de altas taxas de abstenções e anulações de votos se confirmou neste segundo turno, com ausência ainda mais pronunciada dos eleitores em todo o país. 30.122.901 (21,10%) de eleitores aptos não compareceram às urnas, 1.921.670 (1,71%) deixaram a urna em branco e 5.219.165 (4,63%) anularam a escolha. No total, 142.791.222 (99,98%) dos votos foram apurados até a noite do domingo.

Discurso de vitória
"Meus queridos, meus amigos e minhas amigas, chegamos ao final de uma disputa eleitoral que mobilizou intensamente todas as forças do nosso país. Como vencedora dessas eleições históricas, eu tenho simultaneamente palavras de agradecimento e conclamação", disse a presidente reeleita Dilma Rousseff ao início de seu discurso vitorioso. Ela agradeceu a Michel Temer, seu "amigo e companheiro de todas as horas", e ao presidente Lula, "militante número um das causas do povo do Brasil".

"Conclamo sem exceção todas as brasileiras e todos os brasileiros a nos unirmos em favor de nossa pátria e nosso povo. Não acredito, do fundo do meu coração, que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Entendo que ela tenha mobilizado ideias e visões às vezes contraditórias, mas elas contribuíram para a discussão do futuro do país", continuou, em um tom de união. "Esta presidente aqui está disposta ao diálogo, e é este o meu primeiro compromisso nesse segundo mandato: o diálogo", declarou.

A presidente reconheceu sua reeleição como um "voto de esperança" em um projeto a ser melhorado, e declarou suas três principais causas para os próximos quatro anos: a primeira e mais importante será a Reforma Política, a ser reforçado via plebescito popular; a segunda será o combate à corrupção via legislação mais dura; e a terceira será um impulso renovado à atividade econômica, com especial atenção ao setor industrial. A presidente destacou que a continuidade da expansão do emprego e a luta por maiores salários será pauta constante, como tem sido.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com