Marcha em Brasília pressiona governo por avanços nas conquistas

Brasília-DF, terça-feira, 16 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 6 de março de 2013 - 14:52

AGENDA TRABALHISTA

Marcha em Brasília pressiona governo por avanços nas conquistas


Fonte: Portal Vermelho

Após a manifestação, as lideranças sindicais cumprem ainda uma extensa agenda de reunião, incluindo a entrega para a presidente Dilma Rousseff das 12 reivindicações que pretendem negociar com o governo

reprodução

Em uma demonstração de unidade e mobilização, as centrais sindicais e os movimentos sociais reuniram cerca de 40 mil trabalhadores nesta quarta-feira (6), na 7ª Marcha a Brasília.

Os manifestantes também demonstraram resistência física ao atravessarem - sob sol forte e calor intenso, por mais de duas horas, o percurso da Marcha até a Esplanada dos Ministérios; e acompanharem, por igual período, os discursos dos líderes sindicais e sociais.

Para a multidão que empunhava bandeiras, faixas e balões, em camisetas coloridas que identificaram as centrais sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, Nova Central e UGT – os oradores destacavam a importância dos movimentos sindicais e sociais se unirem para pressionar o governo da Presidenta Dilma a avançar nas conquistas que marcaram os últimos 10 anos do Brasil.

Os discursos celebraram a unidade dos trabalhadores com o movimento de mulheres, jovens e camponeses e destacaram as bandeiras de luta dos movimentos sindicais, com ênfase para o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, para os trabalhadores da cidade; e a reforma agrária, para os trabalhadores do campo.

Os oradores também homenagem o presidente venezuelano Hugo Chavez, que morreu nesta terça-feira (5); e às mulheres, que comemoram o seu Dia Internacional nesta sexta-feira – 8 de Março.

Os parlamentares ligados aos trabalhadores também participaram da manifestação. Os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS) foram lembrados pelo presidente da CTB, Wagner Gomes, como os dois lutadores pela redução da jornada de trabalho.

Segundo Inácio Arruda, a matéria, já aprovada por unanimidade na comissão especial, está pronta para ser votada no Plenário da Câmara.

Recursos para educação
A destinação dos recursos do pré-sal para educação foi muito enfatizado nas falas. E esteve presente principalmente no discurso do presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Daniel Iliescu. Ele, a exemplo dos outros oradores, permeou o seu discurso com as comemorações das conquistas e o desafio de novos avanços.

Nós somos um povo vitorioso. Vencemos a ditadura, elegemos um metalúrgico para Presidente do Brasil, depois elegemos uma mulher, derrubamos os juros e agora queremos recursos para o desenvolvimento, disse ele.

Lúcia Stumpf, secretária nacional de movimentos sociais do PCdoB, falou sobre a importância e necessidade da união entre as centrais sindicais e os movimentos sociais para pressionar o governo e o parlamento para debater e aprovar a pauta dos trabalhadores e do desenvolvimento do país.

"A melhor forma de luto é a luta"
A representante da CUT, Kelly dos Santos, ao iniciar sua fala, fez, a exemplo dos outros oradores, uma homenagem a Hugo Chávez, dizendo que "a melhor forma de luto é a luta".

Ela destacou que a marcha é uma demonstração concreta do que a classe trabalhadora - do campo e da cidade - é capaz de fazer, unida. E denunciou que a reforma agrária, que pode melhorar a qualidade de vida do trabalhador do campo, está bloqueada pela ação do agronegócio.

Joilson Cardoso, da CTB, leu a nota das centrais sindicais denunciando a morte do jovem indígena no Mato Grosso do Sul, em fevereiro passado, assassinado com um tiro na cabeça por um latifundiário da região.

Ele disse que a morte de um jovem indígena não pode ser considerada uma banalidade e é resultante do conflito de terra no interior do Brasil, que não tem recebido a devida atenção do governo federal.

Reuniões com autoridades
Após a manifestação, as lideranças sindicais cumpriram ainda uma extensa agenda de reunião com as autoridades de Brasilia, incluindo a presidente Dilma Rousseff, para entregar as 12 reivindicações que pretendem negociar com o governo, como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a política de valorização dos aposentados.

Também se encontraram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN).

Além das 40 horas semanais sem redução de salário; fim do fator previdenciário; política de valorização dos aposentados, a pauta inclui ainda:

- 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação, 10% do Orçamento da União para a Saúde, igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, ratificação da Convenção 158 e regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), correção da Tabela do Imposto de Renda e ampliação do investimento público.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com