Cartilha para prevenção de acidentes de trabalho é lançada na CDH

Brasília-DF, quinta-feira, 18 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 11 de março de 2013 - 11:8

EM QUADRINHOS

Cartilha para prevenção de acidentes de trabalho é lançada na CDH


Fonte: Agência Senado

Publicação traz noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva, esclarece sobre a responsabilidade do empregador e explica a forma de atuação da CIPA

reprodução
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) lançou na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) desta segunda-feira (11) a Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável, em quadrinhos, elaborada pela entidade.

O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant´anna, explicou que a publicação é fruto de uma importante bandeira da associação: a redução do número de acidentes de trabalho no país.

"A Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável,  publicada em linguagem didática e de forma ilustrada,  visa promover a cultura da prevenção de acidentes do trabalho.  Ela será distribuída para trabalhadores, empregadores e estudantes que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania", acrescentou.

A cartilha traz noções básicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, orienta sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva e esclarece sobre a responsabilidade do empregador.

Explica, ainda, a forma de atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), dos órgãos de fiscalização, do Ministério Público do Trabalho, da Previdência Social e da Justiça do Trabalho.

Também participaram do debate na CDH: Laís Abramo, diretora do Escritório da OIT no Brasil; Francisco Luís Lima, auditor fiscal, representando o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait); Carlos Eduardo Azevedo Lima, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Philippe Gomes Jardim, da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambviente do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho; Carlos Augusto Vaz de Souza, do Departamento de Vigilância em Saúde do Ambiente e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com