Trabalhadores pressionam e votação do PL 4.330 é adiada

Brasília-DF, sexta-feira, 29 de março de 2024


Brasília, terça-feira, 3 de setembro de 2013 - 18:3

TERCEIRIZAÇÃO

Trabalhadores pressionam e votação do PL 4.330 é adiada


Fonte: Portal CTB

Surtiu efeito a pressão exercida pelos trabalhadores e centrais sindicais contra o Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta a terceirização.

Nesta terça-feira (3), após uma série de protestos realizados pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em aeroportos das principais capitais brasileiras, foi suspensa na Câmara dos Deputados a sessão que colocaria em votação o "PL da Terceirização".

"Um processo de terceirização não pode simplesmente ficar na forma absurda que se pretende. [....]  Esse processo é nocivo aos interesses da classe trabalhadora porque ele pressupõe reduzir salários e isso já está claro. Em média, os trabalhadores terceirizados recebem 30% a menos dos seus salários. A incidência de doenças ocupacionais e óbitos devido às relações de trabalho no atividade terceirizada é muito maior, sem contar que a terceirização desenfreada abre também brecha para um ataque frontal à Previdência Social", diz o presidente da CTB,
Adilson Araújo.

Protestos
Em Brasília, na manhã de terça (3), deputados que desembarcaram no aeroporto Juscelino Kubitschek, foram recebidos por um protesto, promovido pela CTB-DF, que pedia a suspensão do Projeto de Lei 4.330/2004, que modifica a relação trabalhista entre empresas e funcionários terceirizados.

Dezenas de sindicalistas distribuíram bananas e Carta Aberta aos passageiros que chegavam a Brasília contra o projeto em tramitação, que cria a figura da empresa especializada, proibindo prestação de serviços por parte de empresas que realizam serviços de áreas distintas.

Sindicalistas entregam bananas aos passageiros do Aeroporto JK (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)

Vitória dos trabalhadores
"Foi uma vitória dos trabalhadores e das centrais, que se mobilizaram contra esse ataque aos direitos da classe trabalhadora. Essa pressão exercida foi fundamental. Ao longo da semana continuaremos vigilantes", disse o secretário de Imprensa do Sindicato dos Bancários da Bahia,
Adelmo Andrade.

Para o deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB-BA), que apoia a luta da classe trabalhadora, ficou provado que a pressão produz resultados. "A presença das centrais e dos trabalhadores impediu mais uma vez que a matéria fosse votada. O presidente da Câmara assumiu o compromisso de não votar essa semana. E nós vamos continuar pressionando para que não venha à pauta nunca mais. Esse é o nosso desejo. Se conseguirmos segurar essa votação esse ano será uma grande vitória", destacou o parlamentar.

protesto ctbdf camara

Tumulto e repressão
Após o protesto no aeroporto, um grupo de manifestantes foi duramente reprimido pela Polícia Militar com spray de pimenta quando tentava acessar o anexo II da Câmara da Câmara dos Deputados para participar da sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que analisaria o projeto.

A reunião da CCJ foi cancelada a fim de evitar tumultos. Antes mesmo de a reunião começar, o Plenário 1 - onde são realizadas as comissões do colegiado - havia sido tomado por manifestantes que vieram protestar contra o PL.

Apesar de a proposta não estar na pauta desta terça, os manifestantes entenderam que ele poderia ser votado a qualquer momento, atendendo apenas aos interesses dos empresários. Um manifestante chegou a ser contido pela segurança da Câmara.

O presidente da CCJ, deputado Décio Lima (PT-SC), disse que não colocará a matéria em votação, uma vez que não é de interesse da população brasileira neste momento.
Os manifestantes, em sua maioria representantes de sindicatos, começaram a se dispersar depois que a reunião foi cancelada.


Fotos: reprodução








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com