As teias e armadilhas por trás da prisão de Temer e Moreira Franco

Brasília-DF, terça-feira, 19 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 21 de março de 2019 - 14:5

As teias e armadilhas por trás da prisão de Temer e Moreira Franco


Por: Sônia Corrêa

Antes de sair comemorando a prisão de Temer e Moreira Franco que devem, sim, responder, serem julgados e pagarem pelos seus atos, é importante compreender a teia que envolvem tais prisões e os movimentos políticos que levaram a este fato. Leia mais:

Recentemente o Brasil tomou conhecimento de um “acordo” em que a Petrobrás depositou 2,5 bilhões de reais para a Fundação da Operação Lava Jato, numa tentativa de privatizar uma fatia do próprio Estado, que, conforme descreveu o conhecido colunista do mercado capitalista, Reinaldo Azevedo, na Folha de São Paulo, “deixou no chinelo privatistas mais fanáticos, o que me inclui”.

O tal “acordo bilionário” desencadeou reações no STF, que retirou da Lava Jato os inquéritos sobre a prática de caixa dois que, por sua vez, despertou a ira do procurador “Power Point”, Deltan Dallagnol, que passou a atacar o Supremo, aliado ao exército do submundo virtual, com ameaças políticas, físicas e difamações.
 
A batalha entre MPF e STF gera a abertura de inquérito na Suprema Corte, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para apurar a origens da ofensiva, cujo objetivo é desestabilizar as instituições.

Ontem (20), assistimos o presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmar que o projeto de combate ao crime organizado, apresentado por Sérgio Moro é um “copia e cola” do projeto do ex-ministro da justiça de Temer, Alexandre de Moraes. Não bastasse, em resposta às provocações do atual Ministro da Justiça, Maia diz que o (ex) todo poderoso Sérgio Moro é um reles “funcionário de Bolsonaro”. 

No mesmo dia, o Ibope divulga pesquisa de popularidade, onde Bolsonaro atinge o recorde histórico de queda de 15 pontos percentuais no primeiros dois meses de governo.

Todos esses fatos se entrelaçam na política. A Lava Jato, desmoralizada pela publicização do “acordo bilionário” para a fundação dos procuradores de Curitiba precisa reagir. Eis que surge as prisões sem julgamento e sem condenação de Temer e Moreira Franco, que no país das coincidências, é o sogro de Rodrigo Maia.

O Brasil clama pela apuração das denúncias, pelo julgamento e cumprimento de pena de todos aqueles que fazem mau uso do poder e se locupletam através de atos de corrupção.  Mas, antes de sair comemorando prisões que desrespeitam os ritos judiciais com prisões seletivas e de interesses políticos (que não são os do povo trabalhador), é preciso ter cautela.

Há que se compreender os projetos políticos que estão em disputa. E isso inclui os projetos de poder dos procuradores da Lava Jato. Cabe lembrar que Sérgio Moro dizia que não queria cargo político e, na primeira oportunidade, correu para o colo de Bolsonaro. Bastidores também dão conta que Marcelo Bretas ambiciona ser prefeito do Rio de Janeiro.

Portanto, cautela e canja de galinha são indicadas nesta hora.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com