PL permite que sindicatos participem da escolha de cipeiro

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, segunda-feira, 29 de setembro de 2014 - 14:41

SINDICALISMO

PL permite que sindicatos participem da escolha de cipeiro


Fonte: Agência Câmara

Deputado Assis Melo (PCdoB-RS), autor da proposta, explica que indicação dos empregados indicados por sindicatos, no entanto, não é obrigatória para realização das eleições

reprodução
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43) exige que as empresas mantenham a Cipa, com representantes da empresa e dos empregados. Os representantes dos empregados são eleitos em votação secreta, cuja participação é exclusivamente de empregados interessados, sem a participação de sindicatos no processo.

A Cipa tem como atribuição de identificar os riscos do processo de trabalho; preparar planos de ação preventiva para problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias; entre outras.

Para o deputado Melo, a participação dos sindicatos na escolha dos membros da Cipa vai possibilitar a construção de uma política interna de prevenção de acidentes mais democrática, "em que todos devem ser ouvidos para adoção de medidas eficazes de higiene, de saúde e de segurança do trabalho".

O projeto, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, está apensado ao PL 4317/01 e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com