Dilma cresce em nova pesquisa de intenções de voto

Brasília-DF, terça-feira, 23 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 12:19

ELEIÇÕES 2014

Dilma cresce em nova pesquisa de intenções de voto


Fonte: Com Portal R7

Aécio Neves (PSDB) tem 20% da preferência e Eduardo Campos (PSB), 9%, indica Datafolha

reprodução
Com o sucesso em campo e fora dele durante a Copa do Mundo, todos os principais candidatos à Presidência da República tiveram aumento nas intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (3).

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aumentou o percentual da preferência do eleitorado, manteve a liderança na disputa e teria 38% dos votos se as eleições fossem hoje — em junho, ela tinha 34%.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece na segunda colocação da corrida ao Palácio do Planalto. As intenções de voto no tucano aumentaram de 19%, em junho, para 20%, em julho. Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência, ampliou de 7% para 9% a preferência do eleitorado, de acordo com o Datafolha. Na quarta colocação, Everaldo Pereira (PSC) manteve o percentual de 4% da pesquisa anterior.

As chances de segundo turno aumentaram, segundo o Datafolha, já que todos os adversários de Dilma somam 38% das intenções de voto — mesmo percentual dos eleitores que preferem a presidente para mais quatro anos. Em junho, essa relação era de 34% de votos para Dilma contra 32% da somatória das intenções de voto de todos os outros candidatos.

O Datafolha entrevistou 2.857 pessoas em 177 cidades brasileiras na última terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00194/2014.

Vitória também no segundo turno

Em um eventual segundo turno, Dilma venceria seus dois principais rivais nas urnas, de acordo com o Datafolha. Em um primeiro cenário, contra Aécio Neves (PSDB), Dilma teria 46% das intenções de voto, contra 39% do tucano.

Em uma eventual disputa contra Eduardo Campos (PSB), a petista derrotaria o socialista com 48% dos votos contra 35% de Campos.

Popularidade

Os adversários de Dilma são bem mais desconhecidos que a petista. Segundo o levantamento, 99% dos entrevistados conhecem, de alguma maneira, a petista. Metade dos entrevistados disse que conhece "muito bem" a presidente.

No caso de Aécio, 81% conhecem de alguma maneira o candidato tucano. No entanto, 16% o conhecem "muito bem". Eduardo Campos é ainda mais desconhecido do eleitorado: 64% conhecem o socialista de alguma maneira e apenas 7% o conhecem "muito bem".

Rejeição


O estudo do Datafolha também quis saber dos eleitores em qual candidato eles "não votariam de jeito nenhum" no primeiro turno das eleições. Dilma (PT) tem 32% de rejeição, seguida por Everaldo Pereira (PSC), com 18%; e Aécio Neves (PSDB), com 16%.

Eymael (PSDC), José Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB) têm 15% de rejeição cada um. Eduardo Campos aparece com 12% de rejeição, mesmo percentual de Mauro Iasi (PCB) e Luciana Genro (PSOL).









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com