“Desdém do governo resultará em mobilização contra o fator”

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 17:2

SINDICALISMO

“Desdém do governo resultará em mobilização contra o fator”


Fonte: Portal CTB

Movimento aparece como resposta ao posicionamento do governo em relação ao fator previdenciário

reprodução
As centrais sindicais irão às ruas no próximo dia 12 de novembro lutar contra o fator previdenciário por conta do desdém do governo federal em relação ao tema. A opinião é do secretário de Previdência e Aposentados da CTB, Pascoal Carneiro.

Para ele, a mobilização, prevista para acontecer em todas as capitais do país, parte de um bom princípio: a necessidade de se retomar, de maneira correta, as negociações pelo fim dessa herança neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso.

No último dia 21 de agosto, as centrais sindicais foram a Brasília para tratar do tema. Na ocasião, definiu-se que seria formado um Grupo de Trabalho, formado por representantes dos ministérios da Fazenda e da Previdência, além da Secretaria Geral da Presidência da República, com o intuito de encontrar uma alternativa ao fator.

O prazo para que uma nova reunião fosse convocada era de 60 dias. Até agora não houve nenhum retorno por parte do governo.

"A mobilização será a nossa resposta", diz Pascoal. "Faremos bem em ampliar as manifestações, pois antes estávamos concentrando essa mobilização em Brasília", acrescenta.

Ataques à política macroeconômica
O dirigente da CTB recorda que o argumento do governo FHC para a criação do fator era a necessidade de economizar recursos.

"No entanto, de 1999 a 2013, segundo dados do governo, a economia foi de R$ 56 bilhões. Mas se pegarmos apenas dados de 2006 a 2013, somente com desonerações e renúncias fiscais o rombo foi de R$ 126 bilhões", argumenta.

Para Pascoal Carneiro, o problema da Previdência Social está na política macroeconômica do governo. "Do modo como está, esse suposto ´rombo´ vai continuar", diz.

"A Previdência não tem déficit. O problema é que toda a Seguridade Social sai dos cofres da Previdência, quando deveria sair do Tesouro. Tudo sai do caixa da Previdência. Ela, no entanto, é superavitária.", sustenta.

Mobilização
Em todo o Brasil, as centrais sindicais realizarão atos e caminhadas para mobilizar a população sobre a necessidade de extinguir o fator. Em Brasília, manifestantes irão tentar sensibilizar os parlamentares no Aeroporto da cidade.








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com