GDF é modelo de atendimento à mulher, avalia CPMI

Brasília-DF, sexta-feira, 19 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 16:8

REFERÊNCIA

GDF é modelo de atendimento à mulher, avalia CPMI


Fonte: Agência Brasília

Conclusão é das integrantes da CPMI da Violência Contra a Mulher, que se reuniram nesta terça (30) com o governador Agnelo Queiroz

reprodução

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, receberam na noite desta terça-feira (30) representantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher.

O grupo visitou as unidades públicas que prestam atendimento às mulheres vítimas de agressões. As parlamentares ficaram satisfeitas com a estrutura encontrada.

"É um modelo paradigmático", ressaltou a deputada federal Marina Sant´ Anna (GO), ao descrever a forma integrada de atendimento oferecido pelo Governo do Distrito Federal.

"É superior a outros lugares, em relação ao preparo da equipe e aos investimentos do GDF", acrescentou, parabenizando o governador.

A deputada federal Erika Kokay (DF) concordou: "Fizemos uma avaliação muito positiva, completamente diferente à do Entorno. Aqui no DF, o divisor de águas foi a criação da Secretaria da Mulher, que resultou no novo modelo de Delegacia da Mulher e na recuperação da estrutura do Instituto Médico Legal (IML), que realiza exames de corpo de delito e identifica agressores por meio de exames de DNA."

Para ela, é importante perceber "a disposição do GDF para debater, com outros governos, iniciativas de políticas públicas para as mulheres".

As parlamentares visitaram a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, entre outras estruturas do GDF. "É muita coisa realizada em um período tão curto. A Secretaria da Mulher foi criada neste governo, então não tem nem dois anos", disse a senadora Ana Rita (ES).

Agnelo Queiroz explicou que as políticas voltadas para as mulheres integram várias estruturas do GDF e da União. "Tratar da mulher é responsabilidade de todos nós. Queremos aperfeiçoar esse trabalho, ampliar nossas parcerias com o governo federal e olhar para o Entorno", destacou.

Políticas para mulheres
A defensora pública do DF Dulcielly Nóbrega de Almeida também estava no encontro e lembrou que uma das medidas do GDF favoráveis às mulheres é a parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) . "São mais de 30 cursos de qualificação para as mulheres vítimas de violência."

O governo local também possui outras políticas públicas com foco na população feminina, descritas pelo governador durante a reunião. Entre elas está a ampliação do Comitê Intersetorial de Mulheres, que incluiu mais representantes das lutas femininas.

O governador mencionou, ainda, a aquisição da segunda Unidade Móvel de Saúde da Mulher – a primeira realizou mais de 20 mil exames em oito meses – e o programa DF Alfabetizado, que já ensinou 6 mil moradores do DF a ler e a escrever, a maioria mulheres.

Agnelo Queiroz explicou também que as novas creches, já abertas em Brazlândia, São Sebastião e Estrutural, vão permitir que as mães trabalhem ou estudem enquanto os filhos ficam em local seguro.

Outro exemplo de política pública é o Qualificopa, que já formou 4,5 mil novos profissionais, incluindo mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O DF é também a única unidade federativa a incluir no currículo escolar temas como a Lei Maria da Penha e questões de gênero. O Plano Plurianual (PPA) prevê iniciativas para a emancipação das mulheres.

Há também programas voltados para a assistência e a qualificação da população feminina que mora nas áreas rurais. Já as mulheres do sistema prisional ganharam um box para vender sua produção artesanal na disputada Feira da Torre de TV.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com