O que nos revela a crise no Inep/Enem

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 25 de novembro de 2021 - 19:35      |      Atualizado em: 23 de dezembro de 2021 - 11:44

O que nos revela a crise no Inep/Enem

Nas últimas três semanas, o País se deparou com a crise intervencionista no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza e realiza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Entretanto, isso não nos deve causar surpresas, pois afinal o governo Bolsonaro é a crise, é a permanente destruição das políticas públicas de Estado. Mas deve nos indignar.

Assédio moral sobre servidores que pediram exoneração do Inep; ministro da Educação que não veio a público para esclarecer os problemas; interferência no conteúdo das provas, na tentativa de reescrever a história, são fatos que revelam o quanto o governo Bolsonaro é perigoso e disruptivo. Na educação, busca cotidianamente destruir os avanços conquistados pela sociedade desde a Constituição de 1988.

O governo, sob a batuta de Bolsonaro, tendo o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, como ‘mandalete’, revela que o presidente da República e o titular da pasta querem se apropriar do Enem para transformá-lo num “braço” do pensamento falso, retrógrado e reacionário da extrema direita brasileira.

Os bolsonaristas, que antes advogavam a derrotada “Escola sem Partido”, mostram que queriam substituir o suposto doutrinarismo de esquerda na educação, que nunca existiu, por doutrinarismo extremista de direita, que, de fato, sob a liderança do presidente da República, quer se impor na educação brasileira.

A revelação de que Bolsonaro pediu para trocar o termo ‘Golpe de 1964’ por ‘revolução’ para se referir à ditadura militar no Enem 2021 é a expressão objetiva de que a extrema direita inventa problema onde não existe para criar falsas soluções. Um verdadeiro universo paralelo. Todavia não serão Bolsonaro e o preposto dele no Ministério da Educação que irão reescrever a histórica recente do País. Não dá para tentar apagar fatos robustos e consagrados da historiografia política nacional tentando modificar o conteúdo das provas do Exame Nacional.

Nós professores, de nossa parte, vamos continuar combatendo e esclarecendo o que aconteceu no Brasil em 1º de abril de 1964, pois aqui naquele fatídico abril não houve uma revolução. O que houve foi golpe militar, que suprimiu as liberdades democráticas e prendeu, cassou, demitiu, exilou e assassinou patriotas.

Ao tentar reescrever a história, falseando-a, por meio de prova do Enem, Bolsonaro e o governo que ele representa apenas demonstram o desapreço pela democracia e o aprofundamento das franquias democráticas para que nunca mais o País seja chafurdado em regime político autoritário.

A democracia é o melhor dos regimes políticos. Os jovens brasileiros devem ser orientados nessa perspectiva para que os horrores da Ditadura Militar de 1964 a 1985 sejam soterrados. Entretanto, sempre devem ser lembrados, tematizados e criticados para que nunca mais o Brasil seja submetido a regime político que subtraia as liberdades democráticas do povo brasileiro.

Talvez isso esteja acontecendo com o Brasil porque saímos do regime militar sem profunda e permanente discussão do que foi a ditadura civil- militar. O Brasil foi o único país da América Latina que não julgou e condenou os militares pelas atrocidades cometidas contra a sociedade e o País.

Para sepultar definitivamente as ameaças à democracia brasileira, as escolas públicas e privadas deviam dedicar, todo ano, uma semana no mês de abril a debater sobre a relevância da democracia como melhor regime político e contar a história do Golpe Militar de 1964.

Não vai faltar história, que ainda não foi contada por completo, depois de 33 anos de democracia.

Autor: Gilson Reis é coordenador-geral da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino)









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com