Anapar e DIAP lançam cartilha sobre previdência complementar

Brasília-DF, sábado, 20 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 12:57

INFORMAÇÃO

Anapar e DIAP lançam cartilha sobre previdência complementar


Fonte: Diap

A previdência complementar é uma forma de proteção para os trabalhadores e suas famílias por ser uma poupança de longo prazo

Divulgação
Capa da Cartilha

O sistema previdenciário brasileiro tem passado, desde a segunda metade da década de 90, por um importante processo de reestruturação. Com vistas a dar maior consistência e lógica ao sistema previdenciário brasileiro, em 1998 a Constituição Federal recebeu modificações para consolidar o modelo previdenciário brasileiro.

Neste modelo, a previdência fechada assumiu importância de grande relevo para fortalecer ainda mais a previdência social. Uma das medidas adotada com esse objetivo foi a expansão do acesso da previdência complementar que tem caráter facultativo e visa proporcionar ao trabalhador proteção previdenciária adicional, de acordo com sua respectiva necessidade e vontade.

Em 2001 foi sancionada a Lei Complementar 109, que além de fortalecer a já conhecida previdência patrocinada por empresas, estendeu a previdência complementar fechada aos trabalhadores vinculados a entidades de classe e associativas, tais como os sindicatos, cooperativas, associações, órgãos de classe e outras entidades de caráter classista, profissional e setorial. Essa modalidade de acesso passou a ser denominada "Previdência Associativa".

Hoje, a previdência associativa é uma realidade que, cada vez mais, faz parte do dia a dia do trabalhador brasileiro. A previdência complementar é uma forma de proteção para os trabalhadores e suas famílias por ser uma poupança de longo prazo. Constituir reservas ao longo do tempo para custear o pagamento dos benefícios dos participantes é uma realidade no Brasil e tender a se tornar maior ainda.

O Brasil possui o maior regime de Previdência Complementar da América Latina e um dos 10 maiores do mundo e possui um patrimônio de R$ 710 bilhões, o que corresponde a 14% do PIB do país, esse valor proporciona a cobertura de cerca de 3,3 milhões de pessoas. Essas e outras informações estão presentes na cartilha Previdência Complementar: mais proteção para o trabalhador Brasileiro.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com