Clemente do Dieese defende emprego e direito

Brasília-DF, sexta-feira, 29 de março de 2024


Brasília, sexta-feira, 12 de junho de 2015 - 10:57

CUIDADO

Clemente do Dieese defende emprego e direito


Fonte: Agência Sindical

No programa, Clemente ressaltou as seis décadas de trabalho da associação criada pelo sindicalismo

Divulgação
Entrevista
Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi o entrevistado do Câmera Aberta Sindical da última quarta-feira (10). No programa, Clemente ressaltou as seis décadas de trabalho da associação criada pelo sindicalismo e falou dos desafios atuais, ante um ambiente político confuso e o desaquecimento da economia.

PPE - Para o dirigente do Dieese, a tarefa principal do sindicalismo e das instituições de apoio, hoje, é manter empregos, defender direitos e cobrar a retomada do crescimento. Como instrumento de preservação dos postos de trabalho, ele cita o PPE – Programa de Proteção ao Emprego, um sistema concebido por governo, trabalhadores, empresários e técnicos, que Clemente acredita ter eficácia contra as demissões coletivas.

"E a questão precisa ser encaminhada rapidamente. Fomos à Alemanha conhecer o sistema de lá. Nosso modelo, que é mais avançado, já está pronto. O governo precisa materializar a iniciativa e a forma mais urgente seria uma Medida Provisória", ele explica. Até porque, argumenta, a MP tem aplicação imediata.

Orientação - A deterioração da economia, que agrava problemas dos trabalhadores, tem aumentado a demanda do sindicalismo. O Dieese vem dando suporte às entidades, no Escritório Regional em São Paulo, nas 17 Regionais pelo País e também nas subseções nas entidades de classe. Clemente observa: "A situação do Brasil indica que a crise política é mais grave que a econômica. De todo modo, o sindicalismo está atento e buscando meios de enfrentar a situação negativa".

Estudos - Na entrevista, Clemente Ganz Lúcio traçou um painel das atividades do Dieese, mais conhecido pela pesquisa de custo de vida (ICV), assessoria a negociações salariais e estudos sobre a conjuntura econômica. Ele também destacou os trabalhos sobre perfis de categorias, os livros e as notas técnicas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com