Assédio moral no trabalho vira crime

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, terça-feira, 12 de março de 2019 - 23:8

Assédio moral no trabalho vira crime


Por: Sônia Corrêa

Na noite desta terça-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que torna crime o assédio moral no trabalho, incluindo a prática no Código Penal com pena de um e dois anos de prisão e multa. Se a vítima for menor de 18 anos, a detenção pode ser ampliada em mais um terço. Leia mais:

A prática de “Ofender reiteradamente a dignidade de alguém, causando sofrimento físico ou mental, no exercício de emprego, cargo ou função” é o que define e conforma assédio moral. 

A proposta aprovada, define que a causa somente terá início se a vítima representar contra o ofensor e trata-se de uma representação irretratável, onde não há possibilidade de desistir posteriormente.

O texto que foi apresentado pela deputada Margarete Coelho (PP/PI), relatora da Emenda, ressalta que, na ocorrência de transação penal, esta deve ter caráter educativo e moralizador, ou seja, a transação penal é um mecanismo utilizado para crimes de pena máxima não superior a dois anos, onde o acusado aceita o cumprimento de penas alternativas – como prestação de serviços à comunidade ou pagamento de determinado valor para instituição de caridade –, o projeto de lei determina a aplicação de pena de caráter educativo e moralizador.

O PL não inclui penalidades para empresas, já que o Código Penal não é aplicável para Pessoas Jurídicas. A relatora não acolheu emendas que propunham a possibilidade do trabalhador ou trabalhadora pedir a recisão por justa causa ao sofrer assédio.

Para a presidenta do SAEP-DF, Suellen Silva, a aprovação da tipificação do assédio moral no trabalho é um passo importante, de modo especial, para as mulheres que são as maiores vítimas de diversas formas de opressão no trabalho.

O PL agora vai tramitar no Senado e se aprovado, segue para a sanção presidencial.
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com