Comunicado á Respeito do Feriado de Carnaval

Brasília-DF, sexta-feira, 29 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021 - 17:52      |      Atualizado em: 20 de fevereiro de 2021 - 10:32

RECESSO

Comunicado á Respeito do Feriado de Carnaval


Por: Diretoria Executiva Saep DF     |    

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimento Particulares de Ensino do Distrito Federal, SAEP – DF, informa a toda a categoria que, o período de 15 a 17 de fevereiro, será considerado como recesso, conforme calendário escolar.

O Decreto distrital, que determina como ponto facultativo, designa-se ao órgão público do GDF. Na nossa categoria privada considera-se o calendário escolar, tratando como folga remunerada o dia 16 de fevereiro.

Já os dias 15 e 17, podem ser utilizados como o banco de horas, conforme necessidade de cada instituição de ensino.

Vale lembrar que o carnaval não está listado como feriado nacional em Lei Federal, embora a Lei 9.093/95 permita aos municípios estabelecerem a data como feriado religioso.

Há uma ação direta de inconstitucionalidade em trâmite no Supremo Tribunal Federal para revogar essa lei, sem parecer ou liminar até o momento – até que isso ocorra, é recomendável entender o feriado como válido.

Vale considerar, ainda, a política de trabalho e a relação que cada empresa possui com seus funcionários, preservando a (relevante) boa relação empresa-funcionário em conjunto com a necessidade de produção e demanda, principalmente considerando o cenário econômico e produtivo agravado nos últimos meses, por conta da pandemia causada pela Covid-19.

Se todos os anos costuma considerar feriado, não há um motivo para fazer diferente e isso pode gerar insatisfação, além de risco jurídico considerável, face às interpretações diversas que a jurisprudência possui para esse tipo de hábito.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com