Lei Maria da Penha: agenda da Secretaria da Mulher para agosto

Brasília-DF, quarta-feira, 24 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 7 de agosto de 2013 - 19:45

COMEMORAÇÃO

Lei Maria da Penha: agenda da Secretaria da Mulher para agosto


Fonte: Secretaria de Estado da Mulher do DF

Confira a agenda de atividades da Secretaria no DF. Eventos acontecem até o dia 30

A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal preparou, para este mês, uma programação especial para comemorar o aniversário de sete anos da promulgação da Lei Maria da Penha no Brasil.

Até o dia 30 de agosto, mulheres de todo o DF e Entorno estão convidadas a participar das atividades, que inclui rodas de conversa com mulheres indígenas e idosas, debate sobre os avanços e desafios da Lei nº 11.340/2006, entre outras.

"A Lei Maria da Penha é resultado da indignação de milhares De mulheres que decidiram, desde a década de 1970, revelar à sociedade o quanto a intimidade do ambiente doméstico permite e favorece situações de abuso, maus-tratos e até mesmo assassinato de mulheres. Sua formulação e aprovação são resultado de uma luta incansável pelo fim da violência e pela igualdade de ireitos entre homens e mulheres", explica Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF).

Comemorações

Em agosto de 2012, a Secretaria da Mulher inaugurou o segundo Centro Especializado da Mulher Ieda Santos Delgado (CEAM), localizado na estação do Metrô da 102 Sul.

Juntamente com a unidade do SIA, os centros realizaram 2033 atendimentos no ano passado, atingindo mais de 400 mulheres. O coquetel em comemoração ao aniversário de um ano do CEAM Ieda Santos Delgado e de sete anos da Lei nº 11.340/2006 aconteceu na quarta-feira (7) e contou com apresentação da banda Maria Vai Casoutras.

Um debate sobre o feminicídio e suas implicações na lei também está previsto para o dia 15, no plenário da Câmara Legislativa do DF.

A audiência será realizada em parceria com a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) e traduz-se em uma avaliação acerca do que foi proposto no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da violência contra a mulher.

De acordo com a CPMI, o crime o chamado feminicídio é caracterizado na forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher em três situações: quando há relação íntima de afeto ou parentesco entre a vítima e o agressor; quando há prática de qualquer violência sexual contra a vítima e em casos de mutilação ou desfiguração da mulher.

A intenção das parlamentares é que o crime seja incluso no Código Penal como um agravante para o homicídio.

Olgamir Amancia explica que as ações da SEM-DF, em especial as que serão oferecidas durante o mês de agosto, oferecem às mulheres oportunidades concretas de empoderamento.

"Elas adquirem, formulam, compartilham e multiplicam conhecimentos que reforçam sua condição cidadã e, especialmente, sua condição de agentes transformadoras da dominante cultura que impõe a agenda da subordinação de gênero em praticamente todas as esferas da vida", finaliza a secretária de Estado.

Confira a programação completa abaixo:


http://www.saepdf.org.br/admin/publicacoes/arqupload/ano2013/AgendaSMDF-201387194942.jpg









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com