Saep DF
Publicado: 5-mai-2010 - às 15:58


DESVIO DE VERBA

Relatora da Comissão de Ética da CLDF questiona Roriz sobre vídeos

Fonte: Tribuna do Brasil

Dando sequência às investigações no processo por quebra de decoro parlamentar que envolve a deputada distrital Eurides Brito (PMDB), a relatora da Comissão de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada distrital Érika Kokay (PT), encaminhou, nesta terça-feira (4), uma série de perguntas ao ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

Ao todo são sete perguntas alusivas ao vídeo em que Brito aparece recebendo maços de dinheiro da mão de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais e delator do suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal.

O questionário não é garantia de resposta por parte de Roriz, já que o Regimento Interno da CLDF não o obriga a fazê-lo. A Comissão deverá reunir-se, na próxima sexta (7), às 14h30.

Veja abaixo as perguntas elaboradas por Erika Kokay

1) À época dos fatos relatados, houve alguma reunião de Vossa Senhoria com a deputada Eurides Brito, com o intuito de chegarem a um acordo acerca da opção política da deputada, com apoio à sua candidatura ao Senado e ao candidato ao Governo do Distrito Federal, Sr. José Roberto Arruda?

2) À época dos fatos relatados, Vossa Senhoria solicitou à deputada Eurides Brito que promovesse reuniões com a finalidade de esclarecer a seus eleitores o seu apoio político à candidatura de Vossa Senhoria e ao candidato de outro partido ao GDF?

3) Houve o compromisso de Vossa Senhoria em ressarcir as despesas efetivadas pela deputada Eurides Brito com essas reuniões políticas, realizadas na pré-campanha eleitoral de 2006, conforme ela relata?

4) Foi apresentada a Vossa Senhoria alguma planilha ou orçamento das despesas realizadas pela deputada Eurides Brito com essas reuniões políticas na pré-campanha eleitoral de 2006?

5) O referido pagamento para ressarcir tais despesas teria sido feito pelo Sr.Durval Barbosa Rodrigues, autorizado por Vossa Senhoria, como afirma a deputada Eurides Brito?

6) O ato do referido pagamento, caso tenha sido autorizado por vossa senhoria, foi o mesmo em que aparece no vídeo, amplamente divulgado na mídia televisiva?

7) A relação de Vossa Senhoria com a deputada Eurides Brito no período da campanha eleitoral de 2006 estava na mais perfeita harmonia ou havia qualquer "estremecimento" à época?