Saep DF
Publicado: 26-jan-2011 - às 14:28


CONGRESSO NACIONAL

Partidos escolhem novos líderes para Mesa Diretora da Câmara

Fonte: Portal Vermelho

As eleições para a Mesa Diretora da Câmara e a escolha dos novos líderes das bancadas movimentam o Congresso esta semana, mas a definição dos nomes só se dará mesmo a partir da próxima semana.

Até lá, as negociações continuam em curso. Antes da eleição, os partidos terão uma intensa agenda para escolha dos líderes de bancada.

O PCdoB vai anunciar o novo nome na próxima sexta-feira (28).

O deputado Marco Maia (PT-RS), apoiado por 11 partidos, é o mais cotado para assumir o comando da Câmara.

Sandro Mabel (PR-GO), que não conta com o apoio sequer do seu partido, será o candidato avulso.

Presidente em exercício, Maia divulgou cronograma para a posse dos deputados e para a eleição da Mesa Diretora.

Para a formação de blocos partidários, o prazo limite será às 13h30 do dia primeiro.

Uma hora depois, haverá a reunião de líderes para a escolha de cargos na Mesa, respeitada a proporcionalidade partidária.

O prazo para registro de candidaturas aos cargos encerra-se às 17 horas e a sessão preparatória para a eleição da Mesa começa às 18 horas.

Os 15 deputados do PCdoB escolhem o novo líder na Câmara na sexta-feira (28).

A atual, Vanessa Grazziottin (AM), informa que três nomes disputam a liderança, sem revelá-los.

"Divulgar nomes causaria desconforto com os deputados", justifica Grazziottin, eleita senadora.

O novo líder do PR, que sucederá Sandro Mabel (PR-GO), sairá na próxima segunda-feira (31).

Lincoln Portela (MG), Luciano de Castro (RR) e Milton Monti (SP) disputam a preferência da bancada, composta de 41 deputados.

No mesmo dia, em clima de divisão, o DEM escolhe o líder, com uma bancada reduzida a 43 deputados.

Eduardo Sciarra (PR), Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e Mendonça Prado (SE) concorrem à vaga de Paulo Bornhausen (SC), que assume uma secretaria no governo de Santa Catarina.

A segunda-feira terá ainda a escolha do candidato a vice-presidente da Câmara, pelo PMDB, com 79 deputados.

Os concorrentes são Rose de Freitas (ES), Edinho Bez (SC), Leonardo Quintão (MG), Elcione Barbalho (PA), Osmar Serraglio (PR), Gastão Vieira (MA) e Alexandre Santos (RJ).

O PSB, com 34 parlamentares, também marcou para a mesma data a confirmação do seu líder.

Ana Arraes (PE), mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é candidata única.

A indicação incomoda aliados do governado do Ceará, Cid Gomes, mas Arraes não deve enfrentar resistências.

O vice-líder do PSC, Carlos Eduardo Cadoca (PE), informa que o novo líder será definido no mesmo dia.

Hugo Leal, com três mandatos consecutivos, deve sair. A bancada terá 17 deputados.