FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Programa assegura diploma para quem aprendeu na prática
Os ministérios da Educação e do Trabalho abriram nesta segunda-feira (16) o prazo para que trabalhadores sem diploma, mas que há muito tempo exercem uma atividade, se inscrevam no Programa Certific.
O programa vai reconhecer, inicialmente, profissionais das áreas de construção civil, eletroeletrônica, música, pesca, aquicultura, turismo e hospitalidade.
"O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta", acredita Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Até 10 de setembro os interessados devem procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.
O trabalhador se inscreverá gratuitamente e será avaliado por uma equipe multidisciplinar. Se a equipe constatar a excelência do trabalhador, ele receberá um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação.
Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarregará de oferecer a formação ao trabalhador.
Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para, depois, receber o certificado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
