O Sindicato: brevíssimo histórico

Brasília-DF, terça-feira, 19 de março de 2024


Brasília, domingo, 23 de outubro de 2016 - 17:58      |      Atualizado em: 3 de fevereiro de 2021 - 7:57

HISTÓRICO

O Sindicato: brevíssimo histórico

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (SAEP-DF) representa os interesses dos auxiliares de administração escolar que trabalham nos estabelecimentos de ensino do setor privado na base territorial do Distrito Federal.

O SAEP-DF é responsável pelo dissídio, acordo ou convenção coletiva, que determina as condições de trabalho dos seus representados, que atua como fator de regulamentação e fiscalização da legislação, dos salários e da jornada deste segmento de trabalhadores. O Sindicato representa os trabalhadores das escolas particulares de todos os níveis e graus, que atuam na área administrativa da instituição.

O SAEP-DF foi fundado no dia 18 de novembro de 2005, em razão do desmembramento do SAE, sindicato que representa os auxiliares da escola pública. Após travar difícil batalha na Justiça com SAE, o SAEP-DF foi reconhecido pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que concedeu nosso Registro Sindical, no dia 29 de março de 2007.

A reorganização sindical, que culminou com a criação do Sinproep-DF e do SAEP-DF, não aconteceu por acaso. A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE) iniciou este debate em suas instâncias, com o Sinpro, o SAE e os membros da base dessas categorias há mais de duas décadas.

Parcela expressiva de nossa categoria trabalha sob intensa pressão dos empregadores. São constantemente ameaçados de demissão, são vigiados e, em algumas escolas, proibidos até mesmo de participarem de reuniões com o Sindicato. Não podem se organizar por local de trabalho e há constante rotatividade no emprego.

O SAEP-DF preocupado em estar cada vez mais perto do auxiliar tem percorrido os estabelecimentos de ensino esclarecendo dúvidas jurídicas, trabalhistas e divulgando a mais eficaz forma de luta que o trabalhador organizado dispõe: o Sindicato. Daí porque é necessário fortalecê-lo sempre com a participação e consciência de sua imperiosa necessidade.

 









Últimas notícias



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com