Brasília, quarta-feira, 20 de março de 2013 - 20:55
CAMPANHA SALARIAL
Dieese prevê que trabalhador deve ter ganhos reais em 2013
Fonte: Agência Brasil
Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer entre 3% e 3,5% e inflação deve ficar no teto em 6,5%, favorecendo mais as negociações que ocorrem no segundo semestre do ano
O coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre, prevê que, em 2013, a retomada das atividades na indústria deve se refletir em bom desempenho nas negociações salariais. "A indústria crescendo, isso tem um efeito irradiador", disse ele.
O economista observou que, apesar de 2012 ter sido o melhor ano para as negociações, com 95% dos casos resultando em ganhos salariais acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), importantes categorias – como metalúrgicos e bancários, foram prejudicadas pelo desaquecimento das atividades econômicas no país, no segundo semestre do ano passado.
Ele acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer entre 3% e 3,5% e que a inflação deve ficar no teto em 6,5%, favorecendo mais as negociações que ocorrem no segundo semestre do ano. Na avaliação de José Silvestre, o governo deve manter-se atento para evitar a aceleração inflacionária.
Os ganhos acima da inflação, no ano passado, oscilaram na média de1,96% sendo que, no primeiro semestre, a taxa ficou em 2,14% e no segundo, 1,61%. Apesar desse recuo, o percentual do segundo semestre foi o segundo maior desde 2008, ficando atrás apenas do resultado de 2010 quando a variação atingiu 2,05%.
Últimas notícias
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
Notícias relacionadas
SAEP inicia negociação salarial com instituições superiores
17/4 - 18:35 |
Orçamento federal 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.630
14/3 - 15:34 |
SAEP entrega propostas para negociação e sindicato da Educação Básica marca primeiras reuniões
1/3 - 17:37 |
AGE: SAEP realiza assembleia da Educação Básica e Ensino Superior
3/2 - 17:47 |
Desafios das negociações coletivas