Ministra nega aumento de desigualdade entre homens e mulheres

Brasília-DF, sábado, 7 de junho de 2025


Brasília, quinta-feira, 30 de outubro de 2014 - 17:27

MULHER E POLÍTICA

Ministra nega aumento de desigualdade entre homens e mulheres


Fonte: Agência Brasil

De acordo com ela, nos últimos quatro anos, 11 mulheres assumiram cargos de ministra

A ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, contestou nesta quarta-feira (29) dados do relatório do Fórum Econômico Mundial sobre desigualdade de gênero. Segundo o documento, o Brasil caiu nove posições no ranking que avalia as diferenças entre homens e mulheres em todo o mundo.

Em nota, a ministra contestou o relatório, que diz que o Brasil não avançou no quesito participação política das mulheres. De acordo com Eleonora Menicucci, nos últimos quatro anos, 11 mulheres assumiram cargos de ministra.

“Com relação à Presidência da República, salta aos olhos a magnitude desse avanço: tivemos não só a primeira mulher eleita presidenta, como, exatamente agora, a primeira mulher presidenta reeleita. Isso é inquestionável pela força simbólica, que rompe com a cultura patriarcal”, acrescentou a ministra.

O país ainda não chegou ao patamar necessário, disse ela, lembrando a baixa presença de mulheres no Congresso Nacional. “Por isso, mais do que nunca, é urgente o Brasil realizar uma reforma política, que contemple inclusive a paridade de gênero nas listas de candidaturas.”

Sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho, Eleonora Menicucci ressaltou que, no ano passado, o crescimento dos empregos formais foi maior para as mulheres e que o rendimento médio delas apresentou elevação superior.

A ministra reconheceu, porém, que ainda existe discriminação que contribui para manter os ganhos das mulheres abaixo dos dos homens quando ocupam a mesma função. Segundo ela, as políticas públicas de fortalecimento do salário mínimo também favorecem as trabalhadoras do país.

Quanto às questões de saúde e educação, a ministra disse que o estudo do Fórum Econômico Mundial reconhece os esforços que o país tem feito para que as desigualdades sejam rompidas.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil está entre os países que encerraram a diferença entre gêneros nos quesitos educação e saúde, mas não diminuíram as desigualdades relativas à participação econômica nem à capacitação política.








Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com