Brasília, terça-feira, 10 de março de 2015 - 11:41
BENEFÍCIOS SOCIAIS
MPs trabalhistas: ajuste fiscal não deve penalizar trabalhadores
Fonte: Portal CTB
Entidades ligadas à defesa e promoção dos direitos sociais, entre elas a CTB, se reuniram no dia 4, em Brasília, para discutir as recentes medidas adotadas pelo governo para ajuste fiscal, entre elas as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, de 2014, que determinam novas regras para concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. As medidas, editadas pelo Executivo, já estão em vigor.
No encontro, que aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e contou com a participação de diversos parlamentares, os dirigentes reafirmaram o posicionamento contrário às MPs e defenderam medidas como a taxação de grandes fortunas para o equilíbrio fiscal.
"Não é retirando direitos dos trabalhadores que o governo deve buscar o equilíbrio fiscal. A classe trabalhadora não pode ser penalizada por causa dessa conta que não é nossa", disse o vice-presidente da CTB, Joílson Cardoso, que representou a central no encontro.
Para o dirigente, é preciso retomar o debate sobre pontos prioritários da pauta trabalhista. "Queremos que o governo se empenho no combate à rotatividade, que dificulte a demissão imotivada e reforce a fiscalização das fraudes no mundo do trabalho, como negação dos direitos trabalhistas e sonegação de impostos pelas empresas".
O grupo, formado por centrais sindicais, CNBB, movimentos camponeses e entidades ligadas à defesa e promoção dos direitos sociais, volta a se reunir na próxima semana para tentar construir um consenso e alternativas em relação aos efeitos das MPs. Além disso, será iniciado diálogo com as comissões parlamentares por onde as medidas irão tramitar.
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
19/11 - 10:36 |
SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos
17/11 - 13:27 |
TST reage à onda de pejotização e alerta para rombo bilionário na proteção social
13/11 - 13:30 |
A contrarreforma que nos marcou: o que é preciso para revertê-la
12/11 - 15:46 |
PJ x CLT: entre acesso a direitos e ausências desses, trabalhadores querem proteção

