Diap propõe frente para defender democracia

Brasília-DF, domingo, 20 de abril de 2025


Brasília, quarta-feira, 5 de agosto de 2015 - 12:3

SINDICALISMO

Diap propõe frente para defender democracia


Fonte: Agência Sindical

Órgão alerta que o conservadorismo quer se aproveitar da crise política para golpear conquistas fundamentais, que constituem a base da democracia.

Divulgação
O diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), avalia que o sindicalismo deve fazer um esforço unitário a fim de agregar as forças mais avançadas da sociedade em favor do desenvolvimento e dos direitos sociais.

"Ao movimento sindical está legado o papel de constituir uma frente, junto aos setores mais progressistas, para denunciar as ofensivas conservadoras e de base neoliberal que se materializam nos ataques ao Estado Democrático de Direito e às conquistas sociais", declarou o jornalista à Agência Sindical.

Ele alerta que o conservadorismo quer se aproveitar da crise política para golpear conquistas fundamentais, que constituem a base da democracia.

Segundo Toninho, está em curso no País "um ataque à democracia e aos direitos constituídos democraticamente". "Crescem as investidas de golpe para destituir governantes democraticamente eleitos. Isso se radicaliza, inclusive, em atos fascistas, como o ataque contra o Instituto Lula, na semana passada", observa.

A entrevista faz parte da proposta da Agência de mobilizar o campo progressista em ações dentro do tema "Sindicalismo e Democracia". Além das iniciativas em nossa rede de comunicação, nosso objetivo é estimular as entidades e lideranças do sindicalismo que façam um empenho de valorizar a importância da questão democrática.

Com o intuito de rechaçar a ofensiva golpista, a Agência Sindical está fazendo um chamamento ao sindicalismo para que use seus materiais de divulgação para valorizar a relação entre democracia, sindicalismo e ganho para os trabalhadores.

Repórter Sindical na TV Web debate o tema com Juruna

Quinta, das 20 às 21 horas, vai ao ar a segunda edição do Repórter Sindical na AllTV, ao vivo. O programa recebe João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical. O tema é a relação entre democracia e sindicalismo, apontando os ganhos para a classe trabalhadora.

O sindicalista metalúrgico, cuja atuação começou ainda na ditadura, tem reconhecida posição progressista e também atua em prol da memória sindical.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com