Brasília, terça-feira, 12 de fevereiro de 2019 - 12:10
Atenção trabalhador querem acabar com a sua aposentadoria
Por: Portal CTB | Edição: Sônia Corrêa
A sua aposentadoria está na mira do governo Bolsonaro. Defendê-la é papel de cada brasileiro e brasileira trabalhadores. Lute em defesa da Previdência pública e da sua aposentadoria. Leia mais.
O governo Bolsonaro quer acabar com o sistema público de aposentadoria e entregar a administração da Previdência aos bancos, introduzindo o chamado regime capitalização em substituição ao de repartição que vigora ainda hoje no Brasil. A diferença é que no modelo anunciado e defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, patrões e governos deixam de contribuir e a poupança da classe trabalhadora passa a ser gerida pelos banqueiros, que certamente vão lucrar muito com a mudança, em detrimento dos aposentados.
Para que se tenha uma ideia do que isto pode significar é bom saber que, no Chile, onde tal mudança foi implantada pelo general-torturador Augusto Pinochet há mais de 30 anos, os resultados estão sendo colhidos e conhecidos agora: 90,9% dos que se aposentaram no regime de capitalização recebem menos de 50% do salário mínimo e estão condenados à pobreza extrema. Não podemos permitir este retrocesso no Brasil, onde o aposentado não pode receber menos que o piso nacional e a Previdência Pública é o maior e mais eficaz programa de distribuição de renda já criado.
Não seja cúmplice deste crime que querem cometer contra os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras. Reaja. Participe da luta contra a reforma da Previdência de Bolsonaro, que é ainda pior do que a proposta pelo governo Temer, tem por objetivo a privatização e traduz os interesses dos grandes capitalistas, especialmente os banqueiros. Dia 20 de fevereiro as centrais realizam uma Assembleia Nacional em defesa da Previdência Pública e das aposentadorias. O sucesso desta luta depende de você!
Últimas notícias
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
12/11 - 19:41 |
Feminicídio: trabalhadora em Educação é a 18ª vítima no DF
12/11 - 19:3 |
Jornada 6x1: PEC resgata debate da redução da jornada e faz máscaras caírem
5/11 - 17:7 |
Enem aborda tema intrínseco à luta sindical em defesa dos trabalhadores
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva
Notícias relacionadas
SAEP encerra mandato vitorioso depois de 3 anos de retomada e conquistas
8/10 - 18:33 |
Eleições SAEP 2024: orientações para votação nesta quarta e quinta-feira
12/9 - 17:5 |
Mais de 9 mil instituições de ensino privado devem o FGTS
9/9 - 10:49 |
Aposentadoria pelo INSS: saiba como entrar com recurso se o pedido for negado
12/8 - 15:46 |
Prazo para bolsa de estudos da UCB encerra hoje (12/8)