Brasil avança na inserção de trabalhadores migrantes

Brasília-DF, domingo, 20 de abril de 2025


Brasília, quarta-feira, 24 de junho de 2015 - 10:58

CONQUISTAS

Brasil avança na inserção de trabalhadores migrantes


Fonte: Agência Brasil

Dias manifestou satisfação por verificar o reconhecimento dos demais governos com os avanços do Brasil nesta área


O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nesta terça-feira (23) da abertura do Seminário Mercosul: Inserção de Imigrantes no Mercado de Trabalho, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Delegações do Paraguai, do Uruguai, da Argentina e da Venezuela, além de representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estiveram no encontro, que prossegue até sexta-feira (26).


Dias manifestou satisfação por verificar o reconhecimento dos demais governos com os avanços do Brasil nesta área. "Essa conjuntura permite que o mundo, sustentado nas nossas experiências, possa tratar dessa questão fundamental, que são os trabalhadores migrantes, com amplitude e responsabilidade social."

O ministro disse que a migração crescente de pessoas em busca de mais oportunidades de trabalho tem motivado a todos e destacou a necessidade de acordos que contribuam para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores migrantes.  "O aumento do fluxo de trabalhadores imigrantes é forçado por políticas internacionais equivocadas, que provocaram a instabilidade de países do Oriente Médio e, no caso do Caribe, por desastres naturais", afirmou.

Segundo Manoel Dias, o Brasil recebeu em torno de 50 mil haitianos, a maioria empregados em indústrias de carnes nos estados do Sul, com maior incidência em Santa Catarina. "Isso representa não só a política de aceitação do Brasil, mas a grande contribuição que esses trabalhadores dão ao desenvolvimento do país."

No encerramento do seminário, Manoel Dias presidirá a Reunião de Ministros de Trabalho do Mercosul, quando haverá intercâmbio sobre a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos, com destaque para a discussão e deliberação sobre a nova Declaração Sociolaboral e a proposta de Plano Estratégico Mercosul de Emprego e Trabalho Decente.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com