Campanha quer reduzir discriminação contra meninas nas escolas

Brasília-DF, segunda-feira, 29 de abril de 2024


Brasília, terça-feira, 3 de maio de 2011 - 13:13

EDUCAÇÃO

Campanha quer reduzir discriminação contra meninas nas escolas


Fonte: Portal Vermelho

Teve início nesta segunda-feira (2), a Semana de Ação Mundial 2011, que prossegue até domingo (8)

reprodução

A mobilização, coordenada internacionalmente pela Campanha Mundial pela Educação (CME), quer fomentar ações e discussões, em mais de 100 países, sobre a educação de meninas e mulheres.

Segundo a presidenta da Campanha Mundial pela Educação, Camilla Croso, ações e fatores contribuem para a discriminação das mulheres, e entre eles a repetição, no ambiente escolar, de ideias estereotipadas sobre o que é ser homem e mulher, criando uma hierarquia entre feminino e masculino.

"É urgente o reconhecimento de que existe, sim, discriminação de gênero e desigualdades no sistema educacional. Este reconhecimento, bem como de suas causas e consequências, é fundamental para que o problema seja superado", diz Camila.

"Na Semana de Ação Mundial 2011, esperamos lembrar os Estados e a comunidade internacional de que os direitos humanos são indivisíveis e de que ao promover o direito à educação, promove-se todos os outros direitos humanos", conclui Camilla.

Além da discriminação no ambiente escolar, as meninas ainda enfrentam inúmeros obstáculos em sua trajetória educativa, como o trabalho doméstico que realizam; o cuidado com os irmãos e irmãs mais novos; casamentos e gravidez na adolescência; a influência das religiões nas decisões sobre políticas educacionais – em especial as relativas à educação dos direitos sexuais e reprodutivos –; a pobreza; os conflitos armados; e um entorno escolar perigoso e violento.

Isso resulta, em índices maiores de analfabetismo entre as mulheres nos países da América Latina. No Peru e na Bolívia, para cada homem não-alfabetizado, entre 3 e 4 mulheres estão na mesma condição.

Na América Central, 25% das pessoas maiores de 15 anos são analfabetas e em sua maioria são mulheres e meninas pobres, indígenas e moradoras das zonas rurais.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com