Concessão de salário maternidade à segurada desempregada na CCJ

Brasília-DF, segunda-feira, 6 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 19 de março de 2012 - 10:59

AGENTA POLÍTICA

Concessão de salário maternidade à segurada desempregada na CCJ


Fonte: Diap

Veja também matérias sobre aposentadoria especial, dos vigilantes e professores; Pronatec; auxílio-doença; pagamento de obrigações trabalhistas; PNE; entre outras

reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pode votar o PL 4.448/04, da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), que dá nova redação aos artigos 71, 72 e 124 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, para permitir a concessão de salário-maternidade à segurada desempregada.

A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN) ofereceu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com substitutivo ao projeto.

Aposentadoria especial
O colegiado pode votar também o PL 1.922/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que acrescenta parágrafo ao artigo 57 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991. De acordo com a proposta, a empresa ou cooperativa ficam obrigadas a fornecer o formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) ao empregado beneficiário da aposentadoria especial para que possa comprovar atividade em condições que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

O relator, deputado Dr. Grilo (PSL-MG) apresentou ao projeto parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, nos termos do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família.

Aposentadoria do vigilante
A CCJ pode votar a admissibilidade da PEC 334/09, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que dá nova redação ao parágrafo 5º do artigo 40, e parágrafo 8º do artigo 201 da Constituição, para incluir o vigilante no requisito de redução do tempo de contribuição para fins de aposentadoria.

O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) é favorável à proposta.

Aposentadoria para professores
Outra proposta de emenda à Constituição em pauta, PEC 573/06, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que altera os artigos 40, parágrafos 5º e 201 e 8º da Constituição, para dispor sobre os requisitos da aposentadoria dos profissionais de educação básica.

A proposta inclui como beneficiário da aposentadoria especial o profissional de educação que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício nas funções de administração, planejamento, inspeção, supervisão escolar e orientação educacional. Altera, também, o parágrafo 4º do artigo 2º da Emenda Constitucional 41, de 2003, da Constituição.

O relator, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) é favorável à matéria.

O colegiado se reúne, nesta terça e quarta-feira (21), no plenário 1, no primeiro dia às 14h, no segundo, às 10h.


Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Questão de gênero
O colegiado realiza, nesta terça-feira (20), audiência pública para debater o tema "Trabalho decente, uma questão de gênero".

Foram convidados a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; os presidentes da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANMT), Renato Sant´Ana; e do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosangela Rossy.

A reunião acontecerá no plenário 12, às 10h.

Geração de emprego na Copa e Pronatec
Dois requerimentos do deputado Laercio Oliveira (PR-SE) estão na pauta do colegiado. O primeiro "solicita a realização de audiência pública para discutir a geração de emprego durante a Copa do Mundo de 2014". O segundo pede a realização de reunião para discutir o andamento e os resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Trabalhadores da indústria
Outros dois requerimentos, o primeiro do deputado Vicentinho (PT-SP), para realização de audiência publica com objetivo de debater sobre a indústria e os trabalhadores. O segundo, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), para realização de seminário no colegiado, a fim de discutir o desenvolvimento econômico e a valorização do trabalho.

Profissão de maitre e garçom
Entre os projetos, a Comissão pode votar o PL 6.558/09, do ex-deputado e atual senador Ciro Nogueira (PP-PI), que dispõe sobre o exercício das profissões de maitre e garçom.

A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN) apresentou ao colegiado parecer pela aprovação da matéria.

Bugueiro
Outra proposta que visa regulamentar profissão é o PL 6.314/09, do deputado Fábio Faria (PMN-RN), que dispõe sobre o exercício da profissão de bugueiro.

A relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE) ofereceu parece pela aprovação do projeto.

Auxiliar de farmácias e drogarias
Ainda tratando de regulamentação de profissão, o colegiado pode votar o PL 668/11, do deputado Policarpo (PT-DF), que regulamenta o exercício da profissão do auxiliar de farmácias e drogarias.

O relator, deputado Mauro Nazif (PSB-RO) ofereceu ao projeto parecer pela aprovação. Já foi concedido vista ao deputado Laercio Oliveira (PR-SE), que apresentou voto em separado contrário ao parecer do relator.

Auxílio-doença
A Comissão pode votar o PL 7.204/10, do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que acrescenta parágrafo 6º ao artigo 22, da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispor sobre a não exigência de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) na concessão de benefício de auxílio-doença decorrente de acidente de trabalho.

O relator, deputado Vicentinho (PT-SP) apresentou parecer pela aprovação da matéria. Já foi concedido vista conjunta aos deputados Assis Melo (PCdoB-RS) e Luciano Castro (PR-RR).

Capacitação de profissionais do turismo
Ainda na pauta do colegiado, o PL 7.339/10, do deputado Fábio Faria (PMN-RN), que altera a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, para incluir a formação e a capacitação de profissionais do turismo como uma das atividades passíveis de financiamento e apoio com recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN) apresentou parecer pela aprovação do projeto.

Garantia no emprego
A Comissão de Trabalho pode votar também o PL 120/11, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que acrescenta artigo à Consolidação das Leis do Trabalho, para dispor sobre a garantia no emprego durante e após as férias.

A proposta proíbe a dispensa arbitrária ou sem justa causa durante as férias e até 60 dias a contar do retorno.

O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) apresentou ao projeto parecer pela aprovação. Já foi concedido vista conjunta aos deputados Eudes Xavier (PT-CE) e Laercio Oliveira (PR-SE). Os deputados Augusto Coutinho (DEM-PE) e Laercio Oliveira apresentaram votos em separado contrários ao parece do relator.

A reunião ordinária para votação de projetos é no plenário 12, às 10h, desta quarta-feira (21).


Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

Pagamento de obrigações trabalhistas
A Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio pode votar o PL 6.975/06, do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que dispõe sobre a formação compulsória de provisão, pelas empresas prestadoras de serviços, para o pagamento de obrigações trabalhistas.

O relator, deputado Luis Tibé (PTdoB-MG) apresentou ao texto parecer favorável.

Caixa de supermercado
O PL 353/11, do deputado Vicentinho (PT-BA), que dispõe sobre as atividades dos caixas de supermercado está na ordem do dia do colegiadoi.

O relator, deputado Luis Tibé apresentou voto contrário à proposta. A matéria proíbe o caixa de supermercado exercer a função de empacotador, concomitantemente.

O colegiado se reúne às 10h desta quarta-feira (21), no plenário.


Frente parlamentar

Regulação da comunicação pública
A Secretaria de Comunicação Social da Câmara e a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular realizam seminário internacional com o tema "Regulação da Comunicação Pública".
O evento acontece no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 8h desta quarta-feira (21).

Saúde
A Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A reunião vai ser no plenário 7, às 10h, desta quarta-feira (21).

Copa 2014
Comissão de Turismo e Desporto realiza reunião com o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, José Maria Marin. Em pauta, a organização da Copa 2014, a votação da Lei Geral da Copa e mudanças na Timemania.

O encontro será na sala da presidência da comissão.

Encontro com ministro do Esporte
A Comissão de Turismo e Desporto faz almoço dos integrantes do colegiado com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira (21).

O evento será no restaurante localizado no 10º andar do Anexo 4, da Câmara dos Deputados, às 12h.

Copa 2014: fiscalização
Às 14h, a Comissão de Turismo e Desporto realiza audiência pública com o ministro do TCU Valmir Campelo, para divulgação dos resultados da fiscalização realizada nas obras da Copa de 2014.

A reunião será no plenário 5, nesta quarta-feira (21).


Comissões especiais

Plano Nacional de Educação (PNE)
A Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação realiza audiência pública: "A meta 20 - recursos e investimentos educacionais e custo aluno-qualidade". Foram convidados os professores José Marcelino Pinto, da USP, e Nelson Amaral, da UFG; o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara; e o integrante do conselho do Movimento Todos pela Educação, Mozart Ramos.

A reunião vai ser no plenário 10, às 14h30.

Reforma política
A Comissão Especial da Reforma Política realiza reunião para prosseguir com a discussão do relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS).

A reunião vai ser no plenário 7, às 14h30.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com