SAEP busca parceria com Instituto Federal de Brasília

Brasília-DF, domingo, 5 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 14:21      |      Atualizado em: 27 de julho de 2012

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

SAEP busca parceria com Instituto Federal de Brasília


Por: Daiana Lima e Rafael Pacheco

IFB tem nove unidades no DF. Todos os cursos são gratuitos. Esta é mais uma bandeira do Sindicato, comprometido com a educação, formação e valorização do trabalhador

DL/SAEP
Mário Lacerda (E), diretor do SAEP, em reunião com a reitoria do IFB

O SAEP está em negociação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) para construir uma parceria para ofertar cursos de formação para os auxiliares de educação do DF.

Na última sexta-feira (6), o diretor do Sindicato Mário Lacerda se reuniu com representantes do instituto para saber as possibilidades de construir um acordo.

"A falta de formação técnica e profissional é uma preocupação do Sindicato. Nossa categoria paga muito caro com a rotatividade e é nossa missão estancar a demissão e incentivar a formação", ressaltou Lacerda.

E acrescentou: "O SAEP quer ser um canalizador do instituto. Nós entendemos que a formação é para essa pessoa ter condições de voltar para o mercado de trabalho".

Desde 2008 no Distrito Federal, o instituto é referência em cursos e programas de formação inicial e continuada, bem como nas áreas de educação profissional técnica, de nível médio, além de graduação e pós-graduação.

Atualmente, o IFB tem nove unidades no DF localizadas em Brasília, duas em Taguatinga, Gama, Planaltina, Samambaia, Riacho Fundo, São Sebastião e Estrutural. Cada uma com abrangência nas necessidades específicas de cada região.

Por exemplo: por estar situado próximo ao centro de pesquisa da Embrapa, o Campus Planaltina oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio em agroindústria. O que pode facilitar a inserção de trabalhadores da área em empresas ligadas a essa atividade.

Além disto, são oferecidos cursos profissionalizantes, técnicos, ensino médio integrado, ensino superior, e Proeja (Educação de Jovens e Adultos). Todos os cursos são gratuitos.

Outro serviço oferecido pelo Instituto Federal de Brasília de grande importância para o trabalhador é o Programa Certific. O programa é destinado a trabalhadores que buscam o reconhecimento e certificação das atividades já exercidas e conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho, de maneira formal ou informal.

Esta é mais uma bandeira do SAEP, comprometido com a educação, formação e valorização do trabalhador.

O instituto
A rede hoje é composta por 354 campi, e a ideia é expandir para 560 no total, aumentando, assim, o número de instituições também em Brasília. Já está em estudo a criação de uma unidade em Ceilândia.

O ingresso no Instituto Federal de Brasília segue regras diferentes para cada tipo de curso. Para os cursos superiores são duas as formas de admissão: por meio do Enem e pelo vestibular convencional do instituto.

Já para os cursos técnicos, o interessado precisa participar das palestras presenciais ou então dos sorteios.

Para mais informações, acesse o site do IFB: www.ifb.edu.br









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com