SAEP garante que trabalho igual não pode ter salário desigual no Ensino Superior

Brasília-DF, quarta-feira, 26 de novembro de 2025


Brasília, quarta-feira, 26 de novembro de 2025 - 9:16

SAEP garante que trabalho igual não pode ter salário desigual no Ensino Superior

“Nenhum auxiliar poderá receber salário inferior ao de outro empregado que exerça a mesma função e desempenhe as mesmas atividades”

Trata-se da chamada “equiparação salarial” assegurada pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do Ensino Superior,que foi reforçada pelo avanço de importante cláusula apósprocesso de negociação prolongado entre o SAEP e o sindicato patronal — Sindepes.

Esta é a nova abordagem sobre a CCT, na série “Por Dentro das Convenções Coletivas”, com o propósito de fazer a categoria compreender os meandros ou detalhes da Convenção e do processo negocial em torno da CCT 2025/2027.

Leia também: SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos

A “Cláusula Quarta - Equiparação Salarial” da Convenção reafirmaprincípio fundamental: “nenhum auxiliar poderá receber salário inferior ao de outro empregado que exerça a mesma função e desempenhe as mesmas atividades.”

Conquista e manutenção

O entendimento não foi imediato. Houve intenso debate, com o sindicato patronal sustentando que diferenças salariais sem justificativa objetiva geram distorções internas e desvalorizam a categoria.

A equiparação, agora garantida no texto da CCT, corrige assimetrias, impede práticas discriminatórias e reforça a necessidade de critérios transparentes na remuneração.

Valorização e isonomia

Com a inclusão ou manutenção da cláusula, o SAEP consolida proteção essencial aos trabalhadores do Ensino Superior.

A medida fortalece a isonomia — igualdade — dentro das instituições, assegura maior justiça salarial e reafirma o papel estratégico da negociação coletiva em defesa de direitos.

E, ainda, torna inequívoca o papel do Sindicato nessa construção, que é todo o processo que envolve a aprovação da CCT: apresentação, por parte do SAEP, da proposta para discussão com o patronato, as rodadas de negociações, sempre difíceis, pois os patrões vão para a mesa negocial sempre com interesse de suprimir direitos conquistados, enquanto o Sindicato resiste à essas investidas.

E, finalmente, todo o aparato que o Sindicato disponibiliza para não permitir retrocesso, garantir avanços e consolidar direitos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com