Fisco só atenderá com horário agendado pela internet

Brasília-DF, terça-feira, 17 de junho de 2025


Brasília, segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 16:26

FIM DAS FILAS

Fisco só atenderá com horário agendado pela internet


Fonte: Correio Braziliense

As constantes reclamações dos contribuintes contra o péssimo atendimento da Receita Federal, devido à falta de senhas, levaram a delegacia da Receita Federal em Brasília a mudar as regras para o fornecimento do serviço.

A partir desta segunda-feira (7), as empresas que quiserem resolver pendências com o Fisco só poderão fazê-lo se tiverem agendado um horário pela internet. A marcação terá que ser feita com pelo menos um dia de antecedência.

A opção ficará disponível a partir das 7h, e valerá apenas para as 300 primeiras pessoas jurídicas que entrarem no site da Receita.

Aquelas que não conseguirem marcar o atendimento só poderão tentar novamente no outro dia. E assim sucessivamente, até que haja disponibilidade de senhas no site do Fisco.

A Receita diz que a medida tem como objetivo reduzir possíveis transtornos que poderiam ser causados no atendimento aos contribuintes.

Entretanto, admite que o novo sistema pode gerar ainda mais problemas, uma vez que o número de senhas disponibilizadas às pessoas jurídicas chega a ser quase duas vezes menor que o de pedidos feitos para atendimentos no dia a dia dos guichês do Fisco.

O despachante Jonas da Silva, 35 anos, teme que a nova medida aumente ainda mais a espera por atendimento.

“Já existe, hoje, um similar desse agendamento no site da Receita. Todos os dias, a partir das 7h, eles liberam as senhas pela internet, tanto para a pessoa física quanto para a jurídica. O problema é que acaba tudo em 20 minutos. E não acredito que vá ser diferente com esse novo sistema”, reclama o morador da Cidade Ocidental, município goiano distante cerca de 40 km de Brasília.

Há críticas também no que se refere ao atendimento presencial no posto da Receita em Brasília. A despachante Nayara Cândido, 28 anos, diz que é comum faltarem senhas mesmo para contribuintes pessoa física.

“Cansei de ver pessoas que esperam por horas e horas e não são atendidas por falta de senha”, recorda.

Resposta
Para a Receita, a responsabilidade pelo mau atendimento em Brasília é do próprio contribuinte, que insiste em recorrer aos serviços pessoalmente.

“A demanda é grande porque as pessoas não estão vivendo o tempo real (a internet)”, rebate a chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita em Brasília, Marlene Cambraia.

Ela justifica que o agendamento é essencial para melhorar o atendimento “ao cidadão comum, que necessita de um atendimento de mais excelência do que o da pessoa jurídica”.

Segundo os números fornecidos pela chefe do posto da Receita em Brasília, trabalham no atendimento 44 funcionários, para uma demanda de cerca de 1,4 mil pessoas por dia.

O número explica o porquê, na opinião de Marlene, de o órgão só oferecer 300 senhas diárias para o agendamento das empresas. “Eu até poderia colocar mais (senhas), mas, com certeza, não teria como atender a toda essa gente”, assinala.

Ela diz ainda que a nova medida funcionará como teste e poderá ser readequada caso haja necessidade. “Nessa primeira fase, a gente vai disponibilizar isso, mas, depois, aumentaremos pouco a pouco as senhas”.

Além da internet, a requisição para atendimento da Receita pode ser feita pelo telefone 146 e nos postos, das 7h às 19h, com senhas até às 18h30.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com