Brasília, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 17:2 | Atualizado em: 19 de janeiro de 2011
REPROVADAS
Faculdades do DF são reprovadas em avaliação do MEC
Fonte: DFTV
Unieuro e Uniplan tiveram notas abaixo da média na avaliação do Ministério da Educação
Alunos de todas as instituições de ensino superior do Brasil foram avaliados. O Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador de qualidade do Ministério da Educação.
Quanto mais baixo o IGC, maior a chance de uma universidade ser descredenciada.
Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Nota 3 representa que a média dos cursos oferecidos é razoável.
Quatro e cinco são os melhores conceitos que uma instituição pode receber.
Três fatores servem de base para o cálculo do IGC: as visitas do MEC às universidades; o conceito preliminar de cada curso da instituição, onde são avaliadas a carga horária, a infra-estrutura e a qualificação dos professores; e ainda o desempenho dos alunos no Enade.
Aqui no DF, a Unieuro e a Uniplan foram reprovadas. Pelo terceiro ano consecutivo, esses centros universitários tiveram nota 2 no IGC.
Isso significa que, assim como outras 13 instituições de ensino superior no país, Unieuro e Uniplan estão, a partir de agora, impedidas de abrir novos cursos ou aumentar o número de vagas. Pelo menos até que uma comissão do MEC decida o que fazer.
"Toda ação regulatória que restringe a atuação das instituições tem como único fundamento a preservação do direito dos estudantes e da sociedade de ter assegurada uma formação adequada", destaca o ministro Fernando Haddad.
A maioria das instituições do DF recebeu nota 3, sendo consideradas medianas. Apenas a Universidade de Brasília alcançou nota 4. "Vamos verificar que algumas escolas que tiveram nota 5 têm um curso, dois cursos.
Enquanto a UnB tem 103 cursos de graduação. Então, a complexidade do cálculo faz a variação", acredita o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Junior.
A produção da TV Globo tentou contato com as duas faculdades do DF que tiveram notas abaixo da média, mas não conseguiu falar com nenhum representante das instituições
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro recicla agenda de Temer e promete precarizar ainda mais o trabalho
20/8 - 12:34 |
Punição mais rígida para pedófilos
20/8 - 12:23 |
Profissionais da Educação merecem respeito e valorização
19/8 - 9:50 |
Dois palanques, dois legados e uma eleição entre memória e herança
17/8 - 16:17 |
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de empregos formais
Notícias relacionadas
Flávio Bolsonaro recicla agenda de Temer e promete precarizar ainda mais o trabalho
20/8 - 12:34 |
Punição mais rígida para pedófilos
17/8 - 16:17 |
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de empregos formais
17/8 - 16:9 |
O atraso travestido de modernidade no debate sobre o trabalho
10/8 - 12:47 |
IA: entre o avanço tecnológico e o atraso produtivo

