SAEP participa de reunião de planejamento da Reforma Política

Brasília-DF, sábado, 27 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 15:8

ELEIÇÕES LIMPAS

SAEP participa de reunião de planejamento da Reforma Política

Movimento já conta com 650 mil assinaturas

A CTB e demais entidades que compõe a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas realizaram reunião ampliada para traçar os próximos passos da campanha, na última sexta-feira (7), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O SAEP participou do encontro, representado pela diretora Merilene Pinheiro. 

"É importante que o projeto da Reforma Política seja debatido de forma democrática, com pluralidade de opiniões e com presença das entidades de classe, dos sindicatos e dos movimentos sociais, com está sendo feito pela Coalizão", disse Meriline. "Este é uma das questões mais urgentes e de maior interesse da agenda pública".

Segundo a diretora, a conclusão da reunião foi que "é necessário reforçar a mobilização". Isto porque ainda faltam 850 mil assinaturas para garantir a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados. "Já temos muita gente apoiando, mas ainda precisamos intensificar os esforços". "É necessário que consigamos sensibilizar nossa base de trabalhadores urgentemente. Só assim, vamos ajudar a bater a meta", afirmou.



De acordo com a diretoria executiva, até o momento, foram obtidas cerca de 650 mil assinaturas, sendo que mais de 400 mil vieram da internet. Para incentivar a coleta, serão realizados atos e manifestações no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Distrito Federal, Pernambuco e São Paulo, ainda este ano.

Entenda o movimento
A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas é resultado de ação conjunta de entidades, que aprovaram o Manifesto da Sociedade Civil por uma Reforma Política Democrática e a proposta de projeto de lei de iniciativa popular. Tem como finalidade desencadear campanha cívica, unificada e solidária, pela efetivação de imediata da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

A Coalizão reúne diversas entidades da sociedade civil, que entraram em consenso em favor de uma única proposta de Reforma Política, que unifica as entidades da sociedade civil e amplas camadas do povo brasileiro.

Entre os integrantes está a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular com amplo apoio dos partidos de esquerda no Congresso Nacional. Além dela, fazem parte a CTB, a OAB, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, a União Nacional dos Estudantes, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Movimento dos Pequenos Agricultores, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, entre outros.

Dentre os principais objetivos da Coalizão estão a proibição do financiamento privado de campanhas eleitorais, a punição com cadeia para o crime de caixa 2, o fortalecimento dos partidos políticos com a mudança do sistema político eleitoral, ampliação da participação feminina, entre outros.

Assine aqui
Para apoiar a criação da lei anticorrupção no país, basta acessar a petição na plataforma Avaz e preencher, de forma online, as informações requeridas. O formulário também está disponível no próprio site do movimento. Este, porém, deve ser impresso e encaminhado via Correios para o endereço do movimento, em Brasília. No portal estão todos os detalhes da proposta que promete mudar a qualidade da representação política brasileira.

O SAEP e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) apóiam esta iniciativa e têm participado ativamente do processo de mobilização para alcançar o número mínimo de assinaturas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com