SAEP participa da Conferência Nacional de Educação

Brasília-DF, sábado, 27 de abril de 2024


Brasília, quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 - 14:17      |      Atualizado em: 4 de dezembro de 2014

CONAE-2014

SAEP participa da Conferência Nacional de Educação

Este é o maior evento voltado a discutir rumo da educação brasileira

reprodução
A 2° Conferência Nacional de Educação (Conae) aconteceu da última quarta-feira (19) até domingo (23), em Brasília. Assim como na edição anterior de 2010 e nas etapas distritais do evento, os auxiliares de educação do Distrito Federal estiveram presentes por meio da delegação do SAEP, formada pelo presidente Mário Lacerda e pela diretora Merilene Pinheiro.

"A Conae é o maior evento democrático voltado a traçar os rumos da educação no país. Como representante dos auxiliares do setor, o SAEP não poderia deixar de participar deste processo de construção coletiva", afirmou Merilene, que também foi delegada na Conferência.

O tema central da Conae foi o PNE na articulação do sistema nacional de educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. "A idéia do documento [PNE] nasceu na Conae de 2010 e, agora, quatro anos depois, podemos cobrar sua aplicação", disse. O documento base discutido pode ser encontrado aqui.

Segundo o Ministério da Educação, participaram da edição 3,5 mil delegados (as) de 26 Estados e do Distrito Federal, eleitos nas etapas estadual e distrital, representando estudantes, professores, gestores e auxiliares de educação. Além disso, cerca de 500 observadores, convidados pelo Fórum Nacional de Educação, acompanharam as discussões. "Eventos deste porte sempre são uma ótima oportunidade de aprendizado e de troca de experiência", finalizou.



Pautas prioritárias
Dentre os vários temas defendidos pelo SAEP na Conae, a criação do Sistema Nacional de Educação, a questão do banco de horas e a qualificação dos auxiliares de educação se destacaram. Segundo o presidente Mário Lacerda, "defendemos na Conferência que sem o auxiliar não tem sala de aula e nem educação de qualidade. Por isso, é urgente a necessidade de avançar em políticas que valorizem também a nossa categoria".



Além disso, as discussões serviram para que os presentes "avançassem em um marco regulatório para a educação no setor privado, que também reforce a educação pública, gratuita, laica e de qualidade", disse.

Presidente Dilma
A Presidente Dilma Rousseff participou do segundo dia da Conferência, quinta feira (20). Em seu pronunciamento, destacou que a educação é grande arma para combater as desigualdades.

"A educação é o duplo caminho para a manutenção da redução da desigualdade e para a entrada no mundo do conhecimento, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação".

Segundo ela, as discussões da conferência podem resultar como base para a regulamentação do PNE, além da construção de uma base curricular nacional e comum, conforme prevista no plano e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com