Movimentos sociais reafirmam apoio à presidenta Dilma Rousseff

Brasília-DF, sexta-feira, 19 de abril de 2024


Brasília, sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 10:14

DEMOCRACIA

Movimentos sociais reafirmam apoio à presidenta Dilma Rousseff


Fonte: Portal CTB

Presidente da República destacou ainda a implementação e o desenvolvimento de alguns programas, como o Minha Casa, Minha Vida, que hoje conta com 2,3 milhões de unidades entregues e 1,5 milhão sendo construídas.

Divulgação
Num evento marcado por brados de união e de fortalecimento à democracia, a presidente Dilma Rousseff recebeu o presidente da CTB, Adilson Araújo, nesta quinta-feira (13), para o evento "Diálogo com os Movimentos Sociais". Mais de trinta representantes da sociedade civil organizada, dos movimentos sindicais, das organizações do campo e das representações estudantis participaram do evento, que marca a continuidade do diálogo aberto com a sociedade e o apoio concreto dos movimentos organizados à legalidade do mandato presidencial.

"Os que falaram aqui representam o que há de mais expressivo do movimento social", disse a presidenta, ao saudar as lideranças. Dilma falou de diversidade e da capacidade que o povo brasileiro tem. "Não somos um país que tem a sociedade simples. Nossa sociedade é complexa. Temos negros, índios, brancos, africanos, asiáticos. Temos gente de todas as origens. Ao mesmo tempo nossa sociedade passa por profunda transformação", afirmou. Segundo ela, o grande mérito dos últimos anos é que o governo reconheceu a necessidade de fazer políticas para os que precisavam. "Somos mais de 203 milhões de brasileiros e temos uma característica, somos capazes do convívio fraterno", declarou.

A presidente da República destacou ainda a implementação e o desenvolvimento de alguns programas, como o Minha Casa, Minha Vida, que hoje conta com  2,3 milhões de unidades entregues e 1,5 milhão sendo construídas. "Em setembro vamos lançar o Minha Casa, Minha Vida 3", anunciou. Também falou do Mais Médicos, um programa que atende 63 milhões de brasileiros que não tinham atenção básica à saúde. "Temos que agradecer ao povo cubano, pois eles nos deram condições para implantar nosso programa", destacou.

Dilma alertou as lideranças que é preciso ter cuidado com o que ouvem, especialmente nessa época de crise. "Tem coisas que jamais o governo vai deixar haver retrocesso", garantiu. "Nunca falamos que íamos acabar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); nunca falamos que íamos privatizar a Caixa", disse.

Sobre a crise, Dilma reforçou que este é um momento de travessia. "Essa travessia vai ser feita sem retrocessos nas políticas sociais", ressaltou. Mas, segundo adiantou, terão que ser feitas economias. "O que acontece em nossa economia é o mesmo que acontece em nossas finanças pessoais quando há menos recursos, temos que ver o que é mais importante", explicou.

A presidenta também falou sobre respeito. Para ela, para a democracia ser plena, é preciso zelar pelo respeito em relação àqueles que pensam diferente. "Diálogo é diferente de pauleira; ninguém pode chamar de diálogo a intolerância. Tenho que ter lealdade com a experiência histórica de minha geração", disse, referindo-se à ditadura. "Eu honro todos aqueles que não sobreviveram. E o melhor jeito de honrar é entender que a democracia é algo para se preservar, custe o que custar."

Dilma também declarou ser contra a redução da maioridade penal. "Acredito que existe uma visão conservadora e equivocada. É ter a visão de que a juventude é questão de polícia. O encarceramento não dá resultado", reafirmou, sob aplausos dos presentes. A presidente falou da importância do programa Jovem Aprendiz, que assegura que o jovem estude e tenha oportunidade de trabalho.

"Vamos defender a pauta por direitos e novas oportunidades. Vamos tomar todas as medidas para que esse país volte a crescer o mais rápido possível. Vamos fazer o possível para avançar. Estou aqui para resolver todos os problemas e entregar esse país melhor no dia 31 de dezembro de 2018", finalizou.

CTB

O presidente da CTB destacou a realização da Marcha das Margaridas, nos dias 11 e 12, e homenageou as três margaridas que faleceram no decorrer do evento, Maria Pureza, Maria Alzemira e Isabel Gonçalves dos Santos. "A luta delas não foi em vão", disse, ao entregar sementes de margarida à presidenta Dilma como símbolo dos avanços conquistados pelas mulheres do campo.

Adilson Araújo falou de sua infância na periferia de Salvador e dos ensinamentos de sua mãe, que servem hoje para ajudá-lo a refletir diante das condições que são impostas. "Quando ficava triste por ter perdido no futebol, ela dizia: você perdeu". Isso, segundo destacou, serve para entender que é preciso seguir adiante. "Nós estamos num Brasil em que aqueles que perderam querem o poder", criticou a postura da oposição.

Para o presidente, há uma onda conservadora que depõe contra o interesse do povo, que quer colocar em xeque as políticas sociais. "Mas nós vamos para o campo jogar. Aqui não falta artilheiro e artilheira", disse, referindo-se ainda à vitória na luta contra a ditadura e o neoliberalismo. "É chegada a hora de unir forças e fazer valer a bandeira da democracia. Presidenta, nós temos disposição para lutar. Não podemos permitir que o governo popular e democrático esteja à mercê desse momento hostil. Sou brasileiro com muito amor", finalizou.

Diálogo permanente


O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rosseto, reafirmou que o diálogo permanente com os movimentos sociais é uma orientação pessoal de Dilma Rousseff. Rosseto adiantou que no dia 2 de setembro será instituído o fórum nacional do emprego, renda e Previdência Social. "Temos o compromisso claro com a democracia, com o desenvolvimento do país. Seremos uma nação cada vez mais justa e igualitária", afirmou.

Homenagem

O presidente da Contag, Alberto Boch, também homenageou as mulheres que perderam suas vidas durante a Marcha das Margaridas, a quem o plenário fez um minuto de silêncio. Boch falou sobre o evento a favor da democracia, a favor da justiça e contra o golpe e ressaltou a necessidade da implementação das reformas.

A todo o momento o auditório lotado interrompia os oradores com brados que pediam Eduardo Cunha e Joaquim Levy fora dos poderes Legislativo e Executivo. Ao mesmo tempo, as vozes entoavam rimas de apoio à presidente Dilma, ao Estado democrático de direito e à luta incessante dos movimentos sociais.

Também fizeram o uso da palavra representantes da UNE, da Articulação das Mulheres Pescadoras, do MTST, do MST e da CUT.










Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com