Câmara autoriza instauração de processo de impeachment de Dilma

Brasília-DF, quarta-feira, 15 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 18 de abril de 2016 - 15:14

IMPEDIMENTO

Câmara autoriza instauração de processo de impeachment de Dilma


Fonte: Com agências

Julgamento vai agora para o Senado Federal

reprodução

Com os votos favoráveis de 367 deputados, 137 contrários e 7 abstenções, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite deste domingo (17), a admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade. O julgamento vai agora para o Senado Federal e, enquanto isso, Dilma segue no cargo até o fim da análise dos senadores.

No Senado, a sessão será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que após formar uma comissão que analisará o processo, terá um prazo de 10 dias para a emissão de um parecer a ser votado pelo plenário da Casa.

Para que a presidente seja afastada provisoriamente do cargo, é preciso que a maioria simples dos 81 senadores, ou seja, 41 votos sejam favoráveis ao impedimento.

Caso seja aprovado no Senado, quem assume a presidência provisoriamente é o vice-presidente, Michel Temer (PMDB). O Senado terá um prazo de até 180 dias para análise do processo. Se os dois terços favoráveis ao impedimento não forem alcançados, Dilma Rousseff é absolvida e reassume o governo imediatamente.

Votação na Câmara

A sessão de domingo (17) foi marcada por intensos debates em defesa da democracia e críticas à corrupção. Dos 513 deputados federais, 511 participaram da votação. Se abstiveram de votar os deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS), Vinícius Gurgel (PR-AP), Beto Salame (PP-PA), Gorete Pereira (PR-CE), Sebastião Oliveira (PR-PE), Mário Negromonte Jr. (PP-BA) e Caca Leão (PP-BA). Estavam ausentes os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Clarissa Garotinho (PR-RJ). Apenas Psol, PT e PCdoB não deram votos à favor do impedimento da presidente Dilma.

A sessão de votação durou cerca 6 horas, mas todo o processo de discussão e votação do impeachment, iniciada na sexta (15) consumiu quase 53 horas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com