Brasília, terça-feira, 26 de julho de 2011 - 16:40
PREVIDÊNCIA
Casado se prepara melhor para a velhice, mostra pesquisa americana
Fonte: Folha de S.Paulo, no Diap
Uma das hipóteses que explicariam por que os casais guardam mais dinheiro que os solteiros é que, dentro de um relacionamento, cada cônjuge se sente na obrigação de prestar conta dos gastos e de como investe o dinheiro que deixará aos filhos
Casar, manter uma casa e criar os filhos custa caro. Mas investir na relação pode valer a pena se o casamento chegar até a velhice. Uma pesquisa americana sustenta que a chance de um casal idoso ter problemas financeiros graves no final da vida é bem menor do que a de solteiros, divorciados e viúvos "quebrarem" aos 70 anos.
O estudo mostra que 45% das pessoas que vivem só correm sério risco de chegar à aposentadoria sem preparo financeiro para enfrentar o período de maior gasto com a saúde. E isso já contando que a pessoa reduzirá em 10% os gastos com consumo.
É mais do que o dobro dos 20% de casados que podem terminar a vida na miséria.
O trabalho foi feito pela Rand Corporation, uma ONG americana que faz estudos para detectar tendências e propor mudanças nas políticas públicas e privadas.
A ONG analisou a situação de pessoas de 66 a 69 anos e cruzou com dados de consumo e de serviços de saúde até 2008, antes da crise.
Uma das hipóteses que explicariam por que os casais guardam mais dinheiro que os solteiros é que, dentro de um relacionamento, cada cônjuge se sente na obrigação de prestar conta dos gastos e de como investe o dinheiro que deixará aos filhos.
E isso vale até para casais com separação completa de bens e de conta bancária.
Freud explica
Segundo a psicóloga Vera Rita de Mello Souza, autoridade brasileira em psicologia econômica, a psicanálise explica que as pessoas com habilidade para manter um relacionamento de longo prazo também costumam estar mais preparadas para achar seu espaço no mundo.
"Quem é capaz de amar, de se relacionar e de se vincular talvez tenha também mais chance de conseguir trabalhar, de ganhar dinheiro e de se organizar. Quem está sozinho pode refletir uma dificuldade maior de estar no mundo, inclusive de ganhar dinheiro e de se sustentar."
Autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" (Elsevier), Gustavo Cerbasi afirma que o mais importante nas finanças dos casais é o "autoconhecimento" da situação financeira e dos hábitos de cada um.
"Quanto mais aberto for o jogo, quanto mais o casal conversar sobre sonhos pessoais e se conhecer melhor, mais fácil será conduzir a dois uma estratégia de investimento."
Mello Souza afirma que, "em uma família, quando todo mundo está envolvido numa poupança, é possível que se chegue a um valor mais alto. Economizar com um objetivo ajuda a poupar mais. Pode ser que pessoas sozinhas fiquem um pouco perdidas e se sintam sem identificação com o que almejar e para qual motivo lutar. Mas famílias também têm grande chance de se atrapalhar nas finanças porque acabam fazendo grandes sacrifícios pelos filhos. Também há muito conflito: um gasta e o outro guarda".
Os casais com filhos têm mais facilidade em compartilhar dinheiro. Já cônjuges que vieram de um casamento fracassado são menos dispostos a ter dinheiro comum.
A ONG também simulou diferentes cenários de corte nos gastos e no valor das aposentadorias para os idosos sobreviverem. Um corte de 30% nos benefícios seria uma tragédia para as pessoas que vivem sozinhas somente 43,8% se manteriam. Entre os casados, 72% ainda teriam uma situação financeira capaz de pagar as contas.
Mesmo com corte de 15% nas despesas, as pessoas que vivem sozinhas ainda teriam uma situação financeira pior do que as casadas que não mexeram nos gastos.
Últimas notícias
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
Notícias relacionadas
Descontar falta em decorrência de greve de ônibus é ilegal
28/6 - 11:8 | EFEITOS DO GOLPE
Temer quer idade mínima de 70 anos para aposentadoria
27/6 - 12:10 | DESGOVERNO NOTÓRIO
Governo e base parlamentar estão desmontando o Estado brasileiro
10/6 - 11:13 | FORA TEMER
É nesta sexta: ato Fora Temer vai ocupar as principais capitais brasileiras
9/6 - 11:4 | CONTRA O GOLPE
Movimentos convocam mobilização nacional “Fora Temer”