Centrais e movimentos sociais convocam protesto no dia 20

Brasília-DF, sábado, 18 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 4 de agosto de 2015 - 10:43

CONTRA RETROCESSO

Centrais e movimentos sociais convocam protesto no dia 20


Fonte: Portal CTB

Trajetória e o horário do ato em São Paulo estão sendo definidos pelos organizadores.

Divulgação
Centrais sindicais, movimentos sociais e setores progressistas da sociedade brasileira vão às ruas no próximo dia 20 em uma grande mobilização pela democracia, os direitos sociais e trabalhistas e a defesa da Petrobras.

Nesta segunda-feira 3, a frente que lidera a convocação para o movimento nacional divulgou documento em que reitera seu repúdio à ofensiva golpista e antidemocrática em curso no país e lança o Fora, Cunha!, em protesto à pauta conservadora e abertamente hostil aos direitos trabalhistas que tramita no Congresso Nacional.

"A Câmara dos Deputados se transformou na Casa da Intolerância", diz o manifesto, que também se posiciona contra a redução da maioridade penal, a terceirização ilimitada e a reforma política antidemocrática aprovada pelos deputados.

Entre os integrantes desta grande rede de ação popular, estão o MTST, a CTB, a CUT, a Intersindical a UNE, a Ubes, o Fora do Eixo, a Mídia Ninja, a UBM, o Unegro e a Igreja Povo de Deus em Movimento, entre outros. A trajetória e o horário do ato em São Paulo estão sendo definidos pelos organizadores.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Estaremos nas ruas de todo o país neste dia 20 de agosto em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para a crise.

Contra o ajuste fiscal! Que os ricos paguem pela crise!

A política econômica do governo joga a conta nas costas do povo, ao invés de atacar direitos trabalhistas, cortar investimentos sociais e aumentar os juros, defendemos que o governo ajuste as contas em cima dos mais ricos, com taxação das grandes frotunas, dividendos e remessas de lucro, além de uma auditoria da dívida pública. Somos contra o auemtno das trarifas de energia, água e outros serviços básicos, que inflacionam o custo de vida dos trabalhadores. Os direitos trabalhistas precisam ser assegurados: defendemos a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade.

Fora Cunha: não às pautas conservadoras e ao ataque a direitos!

Eduardo Cunha representa o retrocesso e um ataque à democracia. Transformou a Câmara dos Deputados numa Casa da Intolerância e da retirada de direitos. SOmos contra a pauta consevadora e antipopular imposta pelo Congresso: tercerização, redução da maioridade penal, contrarreforma política (com medidas como o finaciamento empresarial de campanha, restrição de participação em debates, etc.) e a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras. Defendemos uma Petrobras 100% estatal. Além disso, estaremos nas ruas em defesa das liberdades: contra o racismo, a intolerância religiosa, o machismo, a LGBTfobia e a criminalização das lutas sociais.

A saída é pela esquerda, com o povo na rua, por reformas populares!

É preciso enfrentar a estrutura da desigualdades da sociedade brasileira com uma plataforma popular. Diante dos ataques, a saída será pela mobilização nas ruas, defendendo o aprofundamento da democracia e as reformas necessárias para o Brasil: reforma tributária, urbana, agrária, educacional, democratização das comunicações e reforma democrática do sistema político para acabar com a corrupção e ampliar a participação popular.

A rua é do povo!

20 de agosto em todo o Brasil!

Assinam: Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) / Central Única dos Trabalhadores (CUT) / Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) / Intersindical - Central da Classe Trabalhadora / União Nacional dos Estudantes (UNE) / União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) / Rua - Juventude Anticapitalista / Fora do Eixo / Mídia Ninja / União da Juventude Socialista (UJS) / Uneafro / Unegro / Círculo Palmarino / União Brasileira das Mulheres (UBM) / Coletivo de Mulheres Rosas de Março / Coletivo Cordel / Serviço Franciscano de Solidariedade (Segras) / Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM).









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com