Seguro Prestamista: proteção em situações difíceis; entenda como funciona

Brasília-DF, quinta-feira, 14 de novembro de 2024


Brasília, quarta-feira, 30 de outubro de 2024 - 16:53      |      Atualizado em: 5 de novembro de 2024 - 17:15

Seguro Prestamista: proteção em situações difíceis; entenda como funciona

Saiba o que é, como funciona esse serviço financeiro e quais cuidados na hora de contratar. Não é obrigatório

O Seguro Prestamista é acordado no momento do contrato do empréstimo ou do financiamento. Embora não seja obrigatório, é opção financeira interessante de se ter em caso de morte, invalidez, desemprego ou perda da renda.

A prestação assegura o recebimento de valores em indenização, que será destinada ao pagamento da dívida para a qual o seguro foi contratado. Mas as regras de cobertura e de quantias podem variar entre cada instituição financeira.

Em geral, o seguro vale para aquisição de imóveis, veículos e pagamento de dívidas, quando ocorrerem os seguintes sinistros:

  •  morte natural ou acidental;
  • perda de renda por desemprego ou doença incapacitante; e
  • também no caso de invalidez permanente por acidente.

Especificamente, quando o problema é a perda da renda, são avaliados os seguintes motivos:  

  • no caso de desemprego por demissão, o contratante deve estar regido pela CLT, com Carteira de Trabalho assinada. Também não pode ter dado causa à demissão; e
  • no caso de doença ou incapacidade física, que impeçam o trabalho, a indenização é assegurada a profissionais liberais ou autônomos. O mesmo vale para casos de invalidez permanente decorrente de acidente.

Amortizar ou quitar a dívida?

O que vai definir se a indenização irá quitar ou apenas reduzir parcelas da dívida é a modalidade do seguro contratado. Neste caso, antes de contratar, é recomendável fazer pesquisa de mercado, para avaliar as melhores ofertas no momento.

Há instituições que oferecem cobertura com valor fixo de indenização, já pré-determinado no contrato, que é o capital fixo. Ou seguro vinculado ao valor que será financiado, que é o capital vinculado. Neste último, a indenização será calculada de acordo com saldo devedor.

A taxa cobrada pelo seguro costuma ser de 0,5% até 2% da dívida.

Leia o contrato

Ao escolher o seguro, é importante verificar se há prazo de carência a ser cumprido para liberar o acionamento do sinistro. O limite é até metade do tempo de vigência do contrato.

Lembre-se: o seguro prestamista não é obrigatório, portanto, não pode ser imposto pela instituição como condição para obtenção do financiamento ou empréstimo. Porém, no financiamento de imóveis pode ser exigido o seguro habitacional, que é outro tipo de serviço.

E se o consumidor mudar de ideia, pode pedir o cancelamento do seguro a qualquer momento. Basta entrar em contato com a seguradora.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com