Profissionalização e desafios atraem os jovens nas empresas

Brasília-DF, sábado, 4 de maio de 2024


Brasília, segunda-feira, 18 de julho de 2011 - 18:13

ROTATIVIDADE

Profissionalização e desafios atraem os jovens nas empresas


Fonte: Blog do Trabalho

Proporcionar crescimento pode ser a solução para não apenas atrair os talentos da nova geração, mas também mantê-los, o que é uma das preocupações das instituições

reprodução

Para conquistar os jovens, as empresas devem possibilitar desenvolvimento profissional e atribuir-lhes desafios. Essa conclusão foi revelada pela pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, da Cia de Talentos em parceria com a empresa de pesquisa NextView People.

"É importante que as empresas se preocupem em entender o que estes jovens esperam delas", disse ao Blog do Trabalho a sócia-diretora da NextView People, que também é Gerente da área de Pesquisa, Danilca Rodrigues Galdini.

"Os jovens pretendem permanecer em uma empresa enquanto a balança estiver equilibrada, ou seja, o que eles oferecem para as empresas deve ser relevante e agregar e o que delas receber deve ser igualmente relevante e os desenvolver", afirma Danilca.

Proporcionar crescimento pode ser a solução para não apenas atrair os talentos da nova geração, mas também mantê-los, o que é uma das preocupações das empresas.

"É importante entender que o jovem não é infiel, ele tem outra forma de demonstrar comprometimento e engajamento. Há anos dizemos que os profissionais precisam se responsabilizar por suas próprias carreiras, que não podem ficar esperando que a empresa assuma esta responsabilidade e eles finalmente escutaram. Isso traz coisas boas, mas também dá mais trabalho para as empresas".

De uma forma geral, os jovens entendem que estão sendo bem formados e preparados para atuar no mercado de trabalho. Dos 40 mil jovens que responderam a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011 no Brasil, 88% dizem que se sente preparado para atuar no mercado.

A pesquisa mostra, ainda, que os jovens têm se graduado na área em que desejam atuar. Noventa e dois por cento dos jovens responderam que pretendem permanecer na sua área de formação.

Porém, a pesquisa também aponta grande diferença entre o que os jovens acreditam que as empresas esperam do recém-formado e o que, de fato, o mercado valoriza.

Enquanto 25% dos jovens responderam que o que as empresas mais esperam é o comprometimento, o fator não chegou nem a ser destacado pelas empresas nos cinco tópicos eleitos como mais importantes.

Os cinco itens mais votados pelos jovens foram: comprometimento, capacidade de aprendizagem, espírito empreendedor, motivação e – por último – trabalho em equipe.

Já as empresas elegeram em primeiro lugar trabalho em equipe, seguido de capacidade analítica, foco no resultado, liderança e comunicação. Tanto os jovens quanto as empresas tiveram os mesmos itens para votação.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com