Lançamento e envio dos projetos do pré-sal agitam semana em Brasília

Brasília-DF, segunda-feira, 20 de maio de 2024


Brasília, domingo, 6 de setembro de 2009 - 13:26      |      Atualizado em: 8 de setembro de 2009

RESUMO DA SEMANA

Lançamento e envio dos projetos do pré-sal agitam semana em Brasília


Por: Marcos Verlaine*

A semana foi marcada pelo lançamento e envio dos projetos do marco regulatório do pré-sal. Lançado na segunda-feira (31), em Brasília, na terça (1º), o Governo encaminhou os quatro projetos em regime de urgência constitucional. O que irritou a oposição, que obstruiu os trabalhos na Câmara e Senado, sob a alegação que a matéria é complexa e exige tempo para debatê-la. O oposição promete continuar com a obstrução até que o Planalto retire a urgência.

 

Em reunião do Conselho Político, nesta quinta-feira (3), Lula decidiu manter o regime de urgência por entender que assim mantém a base alinhada e coesa para votar as matérias e ainda reduz o poder dos lobistas sobre os relatores dos projetos – PLs 5.938, 5.939, 5.940 e 5.941.

 

Os projetos versam sobre: 1) exploração em regime de partilha (PL 5.938); 2) criação de companhia (Petrosal), com 100% de capital estatal, para representar a União na gestão dos contratos de partilha de produção; 3) gestão das receitas da exploração do pré-sal (PL 5.940); e 4) autorização à União a ceder à Petrobras a pesquisa e a lavra de áreas contíguas aos blocos operados pela companhia, mas que não foram licitados.

 

Ainda no âmbito do Congresso, o senador Paulo Paim (PT/RS) apresentou requerimento para que o projeto que regulamenta a taxa assistencial (PLS 248/06) seja votado em regime de urgência no plenário. Deputado Pepe Vargas (PT/RS) promete apresentar substitutivo ao PL 3.299/08, que extingue o fator previdenciário, segundo acordo entre centrais – CUT e Força Sindical – e Governo. Cobap diverge e promete atuar para aprovar o projeto de Paim.

 

Na Câmara, A CCJ aprovou o parecer favorável do relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), à PEC 351/09, dos precatórios. Texto será ainda examinado por comissão especial , de mérito. E Governo encaminha ao Congresso Orçamento para 2010, com salário mínimo de R$ 506.

 

IBGE mostra crescimento na indústria; Copom do Banco Central mantém taxa Selic, e centrais protestam; delegado da PF Protogenes Queiroz se filia ao PCdoB; Planalto lança blog; e DIAP divulga 16ª edição dos "Cabeças" do Congresso.

 

Taxa assistencial

O senador Paulo Paim (PT/RS) apresentou à Mesa Diretora do Senado requerimento de urgência para votar o PLS 248/06, de sua autoria, que regulamenta a cobrança da taxa assistencial em favor dos sindicatos por ocasião da assinatura dos acordos e convenções coletivas de trabalho.

 

Fator previdenciário

Pode ser apresentado na Câmara, já na próxima semana, o projeto que consolida o acordo celebrado entre Governo e centrais sindicais - CUT e Força Sindical - para permitir um ganho real para os benefícios previdenciários superiores ao salário mínimo.

 

PEC dos precatórios

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (2), a PEC 351/09, do senador Renan Calheiros (PMDB/AL), a PEC dos Precatórios. No Senado, a proposta tramitou como PEC 12/06.

Orçamento 2010

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo afirmou, na última segunda-feira (31), que o salário mínimo para 2010 está previsto em R$ 505,90, de acordo com a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que ele entregou, na segunda-feira, ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB/AP).

 

Crescimento na indústria

A produção da indústria nacional avançou em 10 das 14 regiões pesquisadas na passagem de junho para julho, como mostra a Pesquisa Industrial Produção Física - Regional, divulgada nesta quinta-feira (3). Em relação a julho de 2008, todos locais registraram recuo, à exceção de Goiás, que avançou 4,4%.

 

Taxa Selic

Centrais sindicais atacaram a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) que, na última quarta-feira (2), manteve inalterada a taxa básica de juros em 8,75% ao ano. A decisão interrompe uma sequência de cinco cortes consecutivos na taxa Selic, que vinha sendo reduzida pelo BC desde janeiro.

 

PCdoB

O delegado afastado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz confirmou, na última quarta-feira (2), em evento realizado em hotel do centro da Capital, sua filiação ao PCdoB. O comandante da Operação Satiagraha, que culminou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, afirmou que se sente honrado de ingressar na vida pública. A filiação acontece na próxima segunda-feira (7), em São Paulo.

 

Blog do Planalto

A Presidência da República lançou, na última segunda-feira (31), o Blog do Planalto, um site multimídia que funcionará como mais um veículo de comunicação para aproximar o presidente Lula da população.

 

"Cabeças" do Congresso

DIAP lança 16ª edição dos "Cabeças" do Congresso Nacional. Operadores do processo legislativo, que compõem a elite do Poder Legislativo, em 2009. Publicado será colocada disponível em duas semanas.

 

(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap









Últimas notícias

Notícias relacionadas

27/3 - 19:39 | RESUMO DA SEMANA
Medidas provisórias: decisão do STF libera pauta do Congresso

8/12 - 10:33 | TéCNICOS ADMINISTRATIVOS
3º encontro debate futuro do segmento



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com