Cerca de 500 sindicalistas se reúnem no Congresso pelas 40 horas

Brasília-DF, domingo, 28 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 26 de maio de 2011 - 14:10

MOBILIZAÇÃO

Cerca de 500 sindicalistas se reúnem no Congresso pelas 40 horas


Fonte: Agência Sindical

Protesto foi convocado pelas centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e NCST. Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS)

reprodução

Sindicalistas de todo País participaram, na tarde desta quarta-feira (25), de manifestação na Câmara dos Deputados, em Brasília, para pressionar os parlamentares pela aprovação da PEC 231/95, que estabelece a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução dos salários.

O ato aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional e reuniu mais de 500 líderes sindicais.

O protesto foi convocado pelas centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB e NCST. Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).

Um tapete vermelho foi estendido na rampa de acesso à Câmara para a passagem dos trabalhadores.

Antes da realização do ato, na parte da manhã, os líderes sindicais se concentraram no Salão Verde, que dá acesso ao plenário da Câmara, quando entregaram aos parlamentares documento destacando a importância da redução da jornada.

Para o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), as mobilizações serão realizadas de forma permanente até que o projeto seja aprovado.

"Nós viremos aqui toda semana cobrar dos deputados, dos líderes partidários.

Este projeto já está na pauta há 16 anos e temos esperança de que possamos votar e que os trabalhadores tenham definitivamente as 40 horas", afirmou Paulinho.

O deputado Marco Maia, que é sindicalista, reconheceu a importância das Centrais para o crescimento e desenvolvimento do País.

Ao considerar a aprovação do projeto uma tarefa difícil, Marco Maia se colocou à disposição das Centrais para avançar no processo.

"Acho que a discussão precisa ser iniciada e é preciso que haja vontade política de todos os deputados e dos Sindicatos para poder votar esta matéria", afirmou o presidente da Câmara.

Ele anunciou a criação de uma câmara de negociação para discutir a PEC 231/95 e reafirmou: "Temos compromisso com a pauta dos trabalhadores, mas vai ser necessária a articulação dos Sindicatos para levar adiante esse processo".

O secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado, afirmou que "sempre buscamos mecanismos que nos dêem condição de avançar nos debates e essa câmara de negociações é um passo significativo".

O evento foi prestigiado por deputados de diversos partidos, entre eles Brizola Neto (PDT-RJ), Chico Alencar (PSol-RJ), Vicentinho (PT-SP), Giovanni Queiroz (PDT-PA) e Henrique Fontana (PT-RS).









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com