A mentira tem pernas curtas, por isso a pressa

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 9 de junho de 2016 - 10:13

BRASIL

A mentira tem pernas curtas, por isso a pressa


Por: José Roberto Fonseca     |    

Governo ilegítimo apressou o Congresso Naocional para tirar presidenta eleita

Nem os mais puros, ingênuos e de boa fé, deixam de perceber que a pressa que está sendo empreendida pela direção da Comissão Especial do Impeachment no Senado, se dá pelo receio de que a verdade tome as ruas e influencie os senadores a mudarem de posição, derrubando o governo golpista de Michel Temer.

Não bastassem os atos do Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, que determinou o início do processo do impeachment como chantagem e por revanchismo, a revelação dos diálogos ocorridos entre o ex presidente da Transpetro e lideranças do PMDB, em especial seu atual presidente, senador Romero Jucá, deixaram claro e evidente que o afastamento da presidenta Dilma interessa a muitos, com o objetivo de frear investigações da operação Lava Jato.

A vinda a público desses novos fatos, acende um alerta na população. Parcela significativa dos brasileiros que apoiaram o impeachment, o fizeram acreditando que a mudança ajudaria a “acabar com a roubalheira e com a corrupção”, associando tudo isso à crise econômica. Hoje, esses brasileiros se sentem ludibriados. É perceptível uma mudança de ânimo em vários segmentos da sociedade.

Como diz o ditado popular, a mentira tem pernas curtas. Por isso a pressa! Para se confirmar o impeachment, é necessário que se corra com os trabalhos no Senado, pois senão, as verdadeiras razões do golpe ficam cada vez mais visíveis. E os que hoje ocupam de forma ilegítima o Poder Executivo, terão que apear.

Na reunião de trabalho da Comissão processante, ocorrida na quinta-feira passada 02/06, os senadores, a defesa da presidenta Dilma e a sociedade, todos foram surpreendidos com um conjunto de manobras realizadas ao arrepio da legislação e do Regimento Interno do Senado, demonstrando o desespero e a pressa dos que são partidários do impeachment. E também, a disposição e a determinação de, se preciso for, atropelar tudo e todos para não se “morrer na praia” com o intento do golpe, mantendo um governo ilegítimo. E preciso foi! Pois, um grupo de parlamentares, embora pequeno numericamente e insuficiente para determinar êxito nas deliberações, mostrou resistência e conhecimento sobre os fatos, para não permitir que o curso dos trabalhos da Comissão, se dê sem o contraditório, sem a exposição pública dos que dirigem os trabalhos e são majoritários.

Com o apoio da maioria, a relatoria e a presidência da Comissão do Impeachment patrocinaram a redução dos prazos de defesa. Impediram a indicação de provas e o conhecimento prévio aos requerimentos propostos pela acusação. Em nome da celeridade, “obrigam” a judicialização desta etapa do processo. Resultando em cinco recursos levados ao Presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski, sendo quatro da defesa, o que poderá se ampliar.

A Comissão rejeitou, por exemplo, que fosse incluída entre as provas a serem analisadas pelo colegiado, a delação, já homologada pelo Supremo, do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, bem como, cópias das gravações de conversas de Machado com membros do PMDB. Clara tentativa de impedir que se comprove que o afastamento da presidenta Dilma resultou de estratégia para enfraquecer as investigações da operação Lava Jato.

A comissão também não aprovou o pedido para a realização de uma perícia financeira e fiscal por um organismo externo e independente. No entendimento da defesa, o Tribunal de Contas da União (TCU) não tem a isenção necessária para executar o trabalho.

Além disso, os questionamentos levados ao ministro Lewandowski dizem respeito aos prazos para que se exerça o direito de defesa e ao não conhecimento prévio dos requerimentos da acusação, os quais foram deliberados sem a garantia do direito de opinar sobre cada um dos mais de 80 requerimentos apresentados.

Outro recurso da defesa diz respeito à suspeição do relator, Senador Anastasia, que é do PSDB, mesmo partido de dois dos autores da denúncia e ainda, que pagou R$ 45.000,00 à uma terceira, Sra. Janaína Pascoal, pela elaboração da peça acusatória.

Os abusos foram tantos que, na reunião ocorrida nesta segunda feira 06/06, o presidente da Comissão, Senador Raimundo Lira, para evitar uma derrota no Supremo, recuou em relação aos prazos para alegações finais da acusação e da defesa. Restou aprovado, porém, o roteiro de trabalho inicialmente proposto pelo relator, que prevê a decisão final sobre o impeachment para o início do mês de agosto.

Têm sido recorrentes informações sobre a preocupação da cúpula do governo interino de Temer em apressar o processo de impeachment. Essa preocupação “coincide” com a forma determinada da direção da Comissão no Senado em encurtar prazos e evitar o aprofundamento das discussões, suprimindo diligências fundamentais para a análise do processo. Impossível não ver a sincronia entre os movimentos do Planalto e a direção da Comissão.

Há uma parcela grande da população que está atenta. A imprensa tradicional já não consegue mais esconder inteiramente as verdadeiras razões do impeachment. As máscaras estão caindo! Junta-se a isso, as trapalhadas que vem cometendo o governo ilegítimo de Temer que, com seu viés conservador, começa a impor retrocessos às conquistas democráticas e o desmonte de um conjunto de programas e de políticas que, nos governos de Lula e de Dilma, propiciaram maior justiça social e a melhoria da qualidade de vida da população. Já espocam revoltas e manifestações aqui e acolá. Por isso a pressa em sacramentar o golpe!

A resistência democrática que já existia, deve-se ampliar nas próximas semanas e meses. Novos segmentos da sociedade já se erguem contra o governo ilegítimo de Temer por perceber que por este caminho não haverá solução. Ao contrário, poderá representar retrocessos e volta ao passado. E não é esse o anseio da Nação, o que já foi mostrado nas últimas eleições gerais.

É crescente o movimento que propõe a realização de plebiscito consultando a população sobre a antecipação das eleições. Neste sentido, já tramitam proposições nas duas Casas do Legislativo. Setores importantes da sociedade já começam a enxergar neste caminho, uma saída democrática para as crises política e econômica, que passa imperiosamente por amplo debate da sociedade, próprio do processo eleitoral.

É por perceber esse conjunto de movimentos que os golpistas têm pressa. Mas, também urge a reação ao golpe, dentro e fora do Congresso Nacional. Ainda há tempo para colocar, de forma legítima e democrática, o País de volta aos trilhos. Começa a surgir um novo movimento: Diretas já! Para barrar o golpe.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com