Plano Nacional de Educação não sai do papel

Brasília-DF, quinta-feira, 25 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 6 de junho de 2016 - 9:45

EDUCAÇÃO

Plano Nacional de Educação não sai do papel


Fonte: TRIBUNA DO PLANALTO (GO)

O Plano Nacional de Educação (PNE) completa dois anos sem conseguir metas

O Plano Nacional de Educação (PNE) completa dois anos sem conseguir atingir suas principais metas: a definição de um custo mínimo para garantir a qualidade do ensino no país, uma política nacional de formação para os professores e, até o final do ano, estar com todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos matriculados nas escolas.


De acordo com o PNE (Lei 13.005/2014), sancionada na íntegra pela então presidente Dilma Rousseff em 26 de junho de 2014), para o cumprimento integral do plano até 2024, o Brasil teria até a última sexta-feira, dia 24, para definir estratégias consideradas fundamentais, já que a lei data de 25 de junho.

De acordo com reportagem da Agência Brasil, que aborda este tema, o PNE estabelece 20 metas para serem cumpridas até 2024. Para chegar ao objetivo, há estratégias e metas intermediárias. A lei trata do ensino infantil à pós-graduação, inclui a formação de professores e o investimento no setor, que deverá sair dos atuais 6,6% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo um levantamento feito pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, nenhuma das metas do PNE foi integralmente cumprida, nem mesmo as do primeiro ano da lei. Apesar de ser muito mencionado nos discursos, o PNE não é encampado pra valer.

Entre as medidas que deveriam estar em prática na sexta-feira passada estão o chamado Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), que estipulará o investimento necessário para garantir os insumos necessários a uma educação de qualidade, e o Sistema Nacional de Educação (SNE), que estabelecerá a colaboração entre União, estados e municípios para a oferta educacional.

De acordo com especialista ouvido pela Agência Brasil, o problema é que não está claro quem tem que cumprir essa parte orçamentária - se é a União ou se são os estados. O problema é agravado pelo momento político econômico de incertezas e de restrição orçamentária.

Especialistas observam ainda que somente aumentar os recursos investidos não significará aumento de qualidade de ensino. Sabe-se que boa escola custa recursos, o que, todavia, não significa que dar recursos para ela, ela se tornará boa, já que pode desperdiçar recursos, utilizando-os mal.

Ainda na gestão Dilma Rousseff, a falta de consenso sobre esses recursos dificultou a definição do CAQi. A intenção do Ministério da Educação (MEC) era que os insumos pudessem ser flexíveis e com isso adaptar a realidade das escolas no longo prazo. Um grupo chegou a ser formado, incluindo entidades da sociedade civil, para discutir a questão, mas não chegou a se reunir.

Como se vê, em matéria de educação, o Brasil precisa encontrar mecanismos mais ágeis para avançar. Não é possível tratar de forma linear realidades tão díspares como uma escola pública de um bairro nobre do Distrito Federal e uma pequena unidade escolar do sertão paraibano, por exemplo. Já passamos da hora de dar autonomia para os gestores trabalharem de acordo com a própria realidade.










Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com