Campanha “Pró 40 horas” inaugura nova fase pela redução da jornada

Brasília-DF, terça-feira, 16 de abril de 2024


Brasília, quinta-feira, 5 de junho de 2014 - 15:52

TRABALHADORES

Campanha “Pró 40 horas” inaugura nova fase pela redução da jornada


Fonte: Contee

Mobilização conta com parceria de Centrais Sindicais, do Ministério Público do Trabalho, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e de setores da sociedade civil organizada

A CTB participou, nesta quarta-feira (04), do lançamento do Movimento “Pró 40 horas”, que defende a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 231/95 (PEC), que reduz a jornada de trabalho sem redução salarial.

A campanha, lançada na Câmara Federal dos Deputados, conta com uma parceria das Centrais Sindicais, do Ministério Público do Trabalho, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e de setores da sociedade civil organizada. Na opinião dos sindicalistas e dos parlamentares que participaram da cerimônia, o movimento inaugura um momento novo na luta dos trabalhadores.

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que também é dirigente nacional da CTB, presidiu o evento e comemorou a participação maciça dos sindicalistas e a adesão das entidades na luta pela redução da jornada de trabalho. Francisco das Chagas, o Chaguinha, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, que também representou a Central no evento, reforçou a importância da medida para o conjunto da classe trabalhadora, lembrando que essa é uma bandeira histórica do movimento sindical.

União
No evento, deputados assinaram manifesto de apoio a justa luta dos trabalhadores (as), que visa pôr fim a uma das mais intensas jornada de trabalho do mundo. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto de lei da redução da jornada de trabalho, conclamou os trabalhadores a ocuparem as galerias do Plenário da Câmara e os gabinetes dos presidentes do Senado e da Câmara para cobrar a votação da matéria.

Segundo ele, que luta junto com os trabalhadores desde a Constituição de 1988 pela redução da jornada de trabalho, “nós (Brasil) estamos atrasados em relação ao resto do mundo neste assunto”.
Para ele, “é importante colocar a matéria em votação no Plenário para saber quem vota a favor ou não, destacando a importância do sentimento de forte unidade que permite que as centrais sindicais ocupem todos os espaços do Congresso Nacional mostrando o significado dessa batalha que perdura desde 1988 até hoje”.

Para o público que lotou o auditório Nereu Ramos, o maior da Câmara, o senador disse que “não é possível que a gente não consiga convencer, em um diálogo forte dos trabalhadores, que são os que mais precisam, que temos que votar a matéria, lotando as galerias da Câmara”, conclamou.

Mais empregos
Em tramitação no Congresso Nacional há 19 anos, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma reivindicação do movimento sindical que visa gerar empregos e reduzir o excesso de jornada.

Segundo o Dieese, 3.293.472 novos postos de trabalho seriam criados com a redução da jornada para 40 horas. No comércio varejista seriam 624.884, no setor de transportes terrestres, 143.997 e na fabricação de produtos alimentícios seriam 138.795.

A inciativa beneficiaria trabalhadores da ativa e desempregados. Os da ativa porque disporiam de mais tempo para aprimoramento profissional e vida pessoal. Os desempregados, por conseguirem uma colocação no mercado de trabalho.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2012, elaborada pelo Dieese, 290.666 trabalhadores da área de fabricação de produtos têxteis trabalham de 41 a 44 horas semanais, o que equivale a 97,3% da categoria registrada. No comércio varejista, esse número é 6.258.861, equivalente a 95%. Esses trabalhadores, por exemplo, poderiam utilizar o seu tempo livre para o estudo, lazer e para se dedicar à família.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com